Escolher os conteúdos didáticos, como abordar e quais as metodologias que podem ser usadas dentro de sala de aula são etapas que fazem parte da vida de educadores, mas também pode ser um desafio em suas rotinas. Nesse sentido, o plano de aula se apresenta como uma ferramenta importante para planejar e orientar o processo de ensino e aprendizagem.

Plano de aula como aliado

Nesta entrevista, que é a primeira parte da série ‘Especial Plano de Aula’, a consultora e coordenadora pedagógica Aline Monge fala sobre os fundamentos e a importância da produção do plano de aula. Ela também aborda como ele pode ser um aliado de professores. “O plano de aula é um documento muito importante para planejar os acontecimentos da aula e refletir sobre aquele momento”, afirma. De acordo com Aline, determinar conteúdos, objetivos de aprendizagem, tempo de aplicação e fontes são alguns dos passos fundamentais para a elaboração de um bom plano de aula.

O portal do Instituto Claro possui uma seção voltada a planos de aula disponíveis gratuitamente . No vídeo, Aline Monge explica como essa ferramenta pode ser adaptada por educadores em suas práticas de ensino.

Veja mais:

Tópicos essenciais: o que um plano de aula deve conter?

Confira os planos de aula do Instituto Claro

Educomunicação: projeto audiovisual Henfilmes estimula autonomia de estudantes

4 dicas de professor premiado para elaborar uma aula pública

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Alunos de SP exploram a cidade para aprenderem sobre diversidade cultural

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.