Plano de aula é o documento que descreve tudo que o professor realizará em uma classe durante as aulas de um período específico. Mas como fazer um plano de aula organizado e eficiente? Essa dúvida é bastante comum até entre professores mais experientes. Portanto, seguir alguns tópicos básicos ajuda na hora de definir e adaptar um conteúdo à necessidade da sala de aula.

Segundo a professora e pesquisadora Julia Bittencourt, cada professor deve levar em consideração as características de determinada turma na hora de definir esse planejamento. “Vai ter sala em que uma coisa dinâmica vai ser bem legal [porque] a sala tem esse perfil. E vai ter outras salas em que [isso] não vai dar tão certo”, exemplifica. Julia é mestranda em ensino de história e relações étnico-raciais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de autora de materiais didáticos para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e plataformas digitais.

Neste vídeo, ela aborda as habilidades necessárias para a elaboração e o planejamento de planos de aula e dá exemplos do que não pode faltar na hora de montar esse material.

Veja mais:

Tópicos essenciais: o que um plano de aula deve conter?

O que é um plano de aula?

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Qual a relação entre escola e movimentos sociais?

Educação para surdos: o que é uma escola bilíngue?

Horta na escola: PANCs são alternativa de fácil cultivo

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.