O filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940) trouxe importantes contribuições para as áreas de estudo das ciências humanas, entre elas a educação. O seu pensamento era o de que o processo educativo deveria ter uma perspectiva ampla, para formar um cidadão crítico e consciente das questões sociais que vivencia.

Benjamin foi um dos principais pilares da chamada Escola de Frankfurt, um movimento de intelectuais que se propuseram a estudar os processos típicos da modernidade e a influência da indústria cultural, entendida como a subordinação do fazer cultural à lógica da produção industrial e capitalista.

“Ele faz uma relação entre a indústria cultural e o processo de escolarização das nossas crianças”, conta a docente do departamento de Psicologia da Educação da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Márcia Cristina Perez, que tem em Benjamin um dos seus principais referenciais teóricos e foi uma das entrevistadas para a quarta temporada da série Pensadores na Educação.

Isso ocorreria em especial quando se fala do brinquedo e da importância de brincar na vida da criança. O pensador chama a atenção para o fato que a indústria cultural massifica as brincadeiras, produzindo brinquedos padronizados, que limitam a imaginação e a criatividade. “A criança não deveria apenas reproduzir o que o brinquedo condiciona”, alerta Márcia.

Conheça os outros episódios da série:

Antonio Gramsci e a Escola Unitária
Florestan Fernandes e a democratização do ensino
Pierre Bourdieu e a reprodução das desigualdades na escola
Alexei Leontiev e o desenvolvimento da psique humana

Veja também a primeira temporada, a segunda temporada e a terceira temporada dos Pensadores na Educação.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Aulas de reforço de matemática facilitam aprendizado com exemplos do cotidiano

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.