Uma escola que não tenha qualquer distinção no processo formativo oferecido para os estudantes, independente de classes sociais ou dos objetivos profissionais futuros. Essa foi a principal ideia no campo da educação do pensador italiano Antonio Gramsci (1891-1937), que consolidou essa premissa no conceito de Escola Unitária ou Escola Única. Referência no campo das ciências sociais, o autor também contribui com o pensamento sobre a educação.

Na entrevista, que faz parte da quarta temporada da série Pensadores na Educação, a professora da faculdade de educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Deise Rosálio Silva explica o legado de Gramsci em relação ao ensino e aponta as principais obras de referência para entender o autor.

“Ele tenta romper uma fratura histórica que nos acompanha até hoje: para determinadas classes basta uma capacitação [mais simples] e para outras podemos pensar uma formação mais ampla”, diz Deise, que é coordenadora de comunicação da Internacional Gramsci Society do Brasil e autora do livro “O Lugar da Educação em Gramsci”. “Ele defende que a escola precisa ter uma formação humanística, ampla e integral, que modele a capacidade de trabalho intelectual, técnico ou manual e que tenha o trabalho enquanto princípio educativo.”

Conheça os outros episódios da série:

Florestan Fernandes e a democratização do ensino 
Pierre Bourdieu e a reprodução das desigualdades na escola 
Walter Benjamin e a Indústria Cultural na infância
Alexei Leontiev e a Teoria da Atividade

Veja também a primeira temporada, a segunda temporada e a terceira temporada dos Pensadores na Educação.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Alunos de SP exploram a cidade para aprenderem sobre diversidade cultural

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.