A educação pode ser pensada enquanto um elemento de emancipação intelectual e de mudança social. Nesta perspectiva, a quarta temporada da série Pensadores na Educação apresenta as contribuições e o legado de cinco teóricos que defenderam a educação como uma ferramenta de transformação social, debatendo de forma crítica o papel da escola e do ensino formal na sociedade. Os episódios serão disponibilizados todas as terças e quintas-feiras entre os dias 19 de janeiro e 2 de fevereiro.
Algumas temáticas próprias da pedagogia e das ciências sociais são abordadas e destrinchadas durante a série, como a necessidade de universalização do ensino de qualidade, os efeitos das desigualdades sociais na educação e a importância das instituições de ensino não reproduzirem preconceitos em suas práticas pedagógicas.
Entrevistas com especialistas no pensamento e na obra de Antonio Gramsci, Florestan Fernandes, Pierre Bourdieu, Walter Benjamin e Alexei Leontiev ajudam a compreender como o sistema de ensino não está descolado da realidade a sua volta, mas sim dialogando permanentemente com o entorno e a cultura.
Assista aos episódios da quarta temporada:
– Antonio Gramsci e a Escola Unitária
– Florestan Fernandes e a democratização do ensino
– Pierre Bourdieu e a reprodução das desigualdades na escola
– Walter Benjamin e a Indústria Cultural na infância
– Alexei Leontiev e a Teoria da Atividade
Veja também a primeira temporada, a segunda temporada e a terceira temporada dos Pensadores na Educação.