A sexta temporada da série Pensadores na Educação apresenta cinco intelectuais que enxergam a educação como ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e conectada à diversidade cultural e racial: bell hooks, Muniz Sodré, Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga e Ailton Krenak
A partir de entrevistas com especialistas, os vídeos oferecem reflexões sobre como esses pensadores propõem a transformação da prática educativa em um espaço de igualdade, respeito e emancipação.
A escritora e ativista estadunidense bell hooks defende uma pedagogia engajada, que faça da sala de aula um ambiente feliz e acolhedor. Já o sociólogo brasileiro Muniz Sodré propõe a reinvenção do ensino com base na sensibilidade e no respeito às diferenças culturais, enquanto Nilma Lino Gomes, pioneira na liderança de uma universidade pública federal, apresenta uma educação que valoriza as identidades negras e indígenas.
A série aborda também o antropólogo congolês Kabengele Munanga, que destaca a educação como ferramenta essencial no combate ao racismo e propõe práticas pedagógicas que valorizem a diversidade. Por sua vez, o filósofo de origem indígena Ailton Krenak defende um ensino que integre os saberes ancestrais à proteção da natureza, mostrando como a educação pode ajudar na reconstrução da relação da humanidade com o planeta.
Assista a todos os episódios da sexta temporada:
- bell hooks e a pedagogia engajada
- Muniz Sodré e a reinvenção da educação
- Nilma Lino Gomes e a diversidade étnico-racial na educação
- Kabengele Munanga e a educação como ferramenta antirracista
- Ailton Krenak e a educação indígena
Veja também as demais temporadas da série Pensadores na Educação:
- Primeira temporada: veja as contribuições de 5 grandes nomes
- Segunda temporada: a transformação proposta pela Escola Nova
- Terceira temporada: ensino e aprendizagem do novo milênio
- Quarta temporada: o ensino como ferramenta de transformação social
- Quinta temporada: propostas pedagógicas que marcaram a história da educação brasileira
Crédito da imagem: divulgação