Conforme o século XXI avança, fica mais evidente as limitações da forma como a escola se organiza atualmente. O modelo de instituição de ensino ainda presente na maior parte do mundo foi criado no século XIX, durante a Revolução Industrial europeia, condizente com aquele momento histórico.

Ao final do século XX e nas duas últimas décadas, diversos pensadores se propuseram a refletir sobre as transformações no mundo e a necessidade de considerá-las na maneira como se pensa e se faz a educação.

Para trazer as ideias sobre ensino e aprendizagem no novo milênio, a terceira temporada da série Pensadores na Educação apresenta entrevistas com mais cinco especialistas (confira a primeira temporada e a segunda temporada). Em cinco novos vídeos, conheça a obra e o pensamento de autores contemporâneos que contribuem com um olhar atualizado para a educação.

A disciplina e o poder em instituições como a escola é abordada por Michel Foucault (1926-1984). Edgar Morin (1921) ressalta a importância da transdisciplinaridade, enquanto Emilia Ferreiro (1936) a da aprendizagem da língua escrita. A questão das diferentes inteligências é trazida por Howard Gardner (1943) e o desenvolvimento das competências por Philippe Perrenoud (1944).

Acesse abaixo cada um dos episódios da série: 

Foucault e as relações de poder
Morin, pensamento complexo e transdisciplinaridade
Emilia Ferreiro e as práticas de alfabetização
Howard Gardner e as inteligências múltiplas
Perrenoud e o desenvolvimento de competências

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