Entre o final do século 19 e o início do século 20, consolidou-se no mundo um modelo escolar, que segue até hoje, com características como: turmas de cerca de 30 alunos, divisão por séries baseada nas idades, aulas expositivas e carteiras enfileiradas. Como reação a esse modelo, diferentes pensadores deram voz a um movimento que ficou conhecido como Escola Nova.

Para tratar das inovações trazidas por eles, a segunda temporada da série Pensadores na Educação reúne entrevistas com mais cinco especialistas (veja a primeira temporada aqui). Os entrevistados abordam como os pensadores da Escola Nova influenciaram a educação no Brasil e no mundo.

Em comum a todos está a proposta de um ensino mais centrado nos interesses e na participação ativa dos estudantes. Por trás dessa concepção, estão conceitos como o de afetividade, defendido pelo suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), e o de experiência, proposto pelo estadunidense John Dewey (1859-1952).

Além deles, a nova temporada da série traz também entrevistas sobre o brasileiro Anísio Teixeira (1900-1971), discípulo de Dewey e um dos autores do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, documento de 1932, que consolida o sistema educacional brasileiro. Ainda, a contribuição do francês Célestin Freinet (1896-1966), que buscava abolir o material didático, e do psicólogo estadunidense Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), quem aplicou a análise do comportamento, da psicologia, no cotidiano escolar.

Acesse abaixo cada um dos episódios da série:

Pestalozzi e a aprendizagem pela afetividade
John Dewey e a educação para a democracia
Freinet e o ensino com base nos interesses do aluno
Anísio Teixeira e a construção do projeto de ensino público no Brasil
Skinner e o uso educacional da análise do comportamento

Deixe um comentário

Please Login to comment

Talvez Você Também Goste

Educação física inclusiva: 5 links para trabalhar com alunos de diferentes deficiências

Série Pensadores na Educação: ensino e aprendizagem do novo milênio

A terceira temporada de vídeos trata dos contemporâneos Foucault, Morin, Emilia Ferreiro e outros

Especial Financiamento da Educação – de onde vem o dinheiro

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.