Considerado um dos principais sociólogos brasileiros, Florestan Fernandes (1920-1995) defendeu a universalização da educação no Brasil. Para ele, a ampliação do sistema de ensino gratuito não deveria estar restrita apenas ao aumento do número de vagas, mas também a oferta de uma educação de qualidade, que permitisse a todos se apropriarem de conhecimentos antes restritos apenas às classes com maior renda.

Vindo de uma família pobre, Florestan Fernandes trabalhou desde novo e só concluiu os estudos depois de adulto. Se formou em sociologia na Universidade de São Paulo (USP) e se tornou professor na mesma instituição. Baseado em sua trajetória, defendeu a educação como uma forma de mobilidade social. Se engajou na Campanha em Defesa da Escola Pública e contribuiu na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB).

Para debater as contribuições do autor, a quarta temporada da série Pensadores na Educação contou com a participação da professora do departamento de sociologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mônica Muniz de Carvalho. “Qual é a grande preocupação do Florestan? A escola não pode mais ser única e exclusivamente voltada para uma elite que faz da educação escolarizada meio de prestígio e refinamento”, diz. “A escola tem que ser democrática de fato.”

Conheça os outros episódios da série:

Antonio Gramsci e a Escola Unitária
Pierre Bourdieu e a reprodução das desigualdades na escola
Walter Benjamin e a Indústria Cultural na infância
Alexei Leontiev e a Teoria da Atividade

Veja também a primeira temporada, a segunda temporada e a terceira temporada dos Pensadores na Educação.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Usos do Desenho Universal para a Aprendizagem na inclusão escolar

Como engajar alunos com deficiências no ensino remoto?

Jovens oferecem reforço escolar gratuito para estudantes da rede pública

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.