Alexei Leontiev (1903-1979), psicólogo russo que integrou a equipe de trabalho do também psicólogo Lev Vygotsky, dedicou a vida a estudar as particularidades do desenvolvimento social e intelectual do ser humano, especialmente das crianças. Os estudos de Leontiev centraram-se no seguinte preceito: o contexto em que o indivíduo está inserido é determinante no seu processo de aprendizado.

Essa formulação origina a Teoria da Atividade, com análises importantes para a pedagogia. Segundo essa vertente teórica, o desenvolvimento do ser humano é determinado pelas relações que ele estabelece no meio em que está inserido. “Dessa forma, o desenvolvimento das funções psíquicas decorrerá de um processo de apropriação de algum saber”, comenta o professor do departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Francisco Mazzeu, um dos entrevistados na quarta temporada da série Pensadores na Educação.

Junto a Vygotsky, Alexei Leontiev desenvolveu a chamada Psicologia Histórico-Cultural, uma corrente de estudos que defende que grande parte do desenvolvimento de uma criança é determinado pelo processo educativo, que por sua vez se dá em um determinado contexto cultural, que afeta diretamente seu crescimento.

“Ele procurou mostrar que muitas características que as pessoas consideram próprias do ser humano não são inatas, são produtos da educação. Em uma sociedade em que oportunidades educacionais são distribuídas de forma desigual, os setores excluídos não têm acesso a uma série de conhecimentos e ficam com o desenvolvimento limitado”, ressalta Mazzeu, que também é doutor em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Conheça os outros episódios da série:

Antonio Gramsci e a Escola Unitária
Florestan Fernandes e a democratização do ensino
Pierre Bourdieu e a reprodução das desigualdades na escola
Walter Benjamin, indústria cultural e a aprendizagem

Veja também a primeira temporada, a segunda temporada e a terceira temporada dos Pensadores na Educação.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Alunos de SP exploram a cidade para aprenderem sobre diversidade cultural

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.