Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 9,3 milhões de brasileiros analfabetos; desse total, 8,3 milhões tem mais de 40 anos.

Para debater o cenário, esse vídeo traz uma entrevista com a pesquisadora e professora aposentada da Faculdade de Educação da USP Maria Clara di Pierro, que avalia o retrato do analfabetismo no Brasil e elenca as dificuldades de combatê-lo. A especialista ressalta que é uma missão coletiva, baseada em políticas públicas.

“No Brasil, temos dificuldades porque o analfabetismo não é um fenômeno estritamente educacional. Está associado a outras formas de exclusão social, é um sintoma cultural de outros problemas mais amplos de exclusão social. Vamos reduzir drasticamente o analfabetismo quando houver melhor distribuição de renda e amplo acesso a direitos básicos”, avalia di Pierro.

Subscribe
Notificar-me de
0 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como desenvolver a habilidade de leitura dos alunos?

Aulas de música contribuem para a inclusão de alunos atípicos

Programação de games: proposta acessível no ensino público

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.