A terceira temporada do especial Pensadores na Educação está no ar! O lançamento do Instituto Claro traz entrevistas sobre as obras e contribuições de Michel Foucault, Edgar Morin, Emilia Ferreiro, Howard Gardner e Philippe Perrenoud.
A série de vídeos apresenta ideias relacionadas ao ensino e a aprendizagem no novo milênio. Em entrevistas, cinco especialistas analisam os trabalhos desses pensadores contemporâneos e explicam a importância de suas reflexões para a educação.
De acordo com a consultora pedagógica Vânia Motta, o fazer não está desvinculado do pensar, do refletir permanentemente sobre isso. “O fazer pedagógico não se encerra ou não se restringe ao ato de ensinar. Educar é um ato de humanização”, afirma.
“É necessário valorizar a psicologia, a sociologia, a filosofia, a antropologia, as ciências políticas, a biologia, a história e as teorias pedagógicas para o trabalho docente. Divulgar teóricos e cientistas que se dedicaram a pensar a educação e a pesquisar sobre ela, em suas múltiplas dimensões, é uma imensa contribuição”, completa Motta.
Na terceira temporada da série, os entrevistados são o professor de filosofia da educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Silvio Gallo; a pós-doutora em ciências sociais pelo Centro Edgar Morin, Izabel Petraglia; a doutora em psicologia da aprendizagem pela Universidade de São Paulo (USP), Telma Weisz, o especialista em inteligência e cognição, Celso Antunes; e a doutora em filosofia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Guiomar Namo de Mello.
Assista aos episódios da terceira temporada:
– Foucault e as relações de poder
– Morin, pensamento complexo e transdisciplinaridade
– Emilia Ferreiro e as práticas de alfabetização
– Howard Gardner e as inteligências múltiplas
– Perrenoud e o desenvolvimento de competências
Confira também a primeira temporada e a segunda temporada da série.