Após o sucesso da primeira edição, o Instituto Claro lança hoje a segunda temporada da série Pensadores na Educação. Em cinco entrevistas, especialistas comentam as obras de Johann Heinrich Pestalozzi, John Dewey, Célestin Freinet, Anísio Teixeira e Burrhus Frederic Skinner.
Nos vídeos, os entrevistados abordam aspectos que explicam como esses pensadores do movimento Escola Nova influenciaram a educação no Brasil e como contribuíram com conhecimentos acadêmicos que, até os dias de hoje, são referência nos estudos sobre ensino e aprendizagem. A ideia do movimento era propor metodologias de um ensino voltado aos interesses e participação dos alunos.
Para a consultora pedagógica Vânia Motta, por meio de diferentes pontos de vista, a série faz um resgate sobre a importância da diversidade de pensamento, tendo como base o conhecimento científico. “É importante pensarmos nesse material como um registro histórico e uma forma de manter viva a memória desses educadores. Além disso, temos que considerar há quanto tempo essas teorias científicas estão formando professores em diversas áreas”, afirmou.
Ainda segundo Motta, o material mostra a relevância do fazer pedagógico ancorado em uma base teórica e como pode enriquecer os processos de formação. “Não se trata de um fazer que se aprende no exercício da profissão, mas um fazer que está respaldado em uma teoria que influencia estudos nas áreas de pedagogia, psicologia, sociologia e filosofia”, completou.
Os entrevistados da segunda temporada dos Pensadores na Educação são: Dora Incontri, doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP), Christiane Coutheux Trindade, também doutora em educação pela USP (USP), Ivan Fortunato, professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), André Luiz Paulilo, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Natália Matheus, doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Assista aos vídeos da segunda temporada.
Não deixe de conferir os vídeos da primeira temporada da série.