As eleições de 2022 se aproximam e o Instituto Claro preparou um especial multimídia para munir o eleitor de informações confiáveis, tirando dúvidas e apresentando conceitos fundamentais da democracia. Com uma reportagem especial, um vídeo, dois episódios de podcast e um plano de aula, o especial busca dar ferramentas para que o cidadão comum entenda o funcionamento não só do processo eleitoral, mas dos sistemas de governo e da representação política.

Confira, a seguir, o material e prepare-se para o pleito de outubro. Não deixe de acompanhar também o Instagram e o Twitter do Instituto Claro para receber mais informações sobre esse tema e compartilhar suas dúvidas.

18 dúvidas esclarecidas para ajudar no voto consciente

Você sabe o que significa votar na legenda? E o que é fundo eleitoral? Qual o papel do TSE? O que é um plano de governo ou o que faz um deputado federal? Essas e outras dúvidas comuns dos eleitores são respondidas nesta reportagem. Saiba as respostas para todas essas perguntas lendo o texto completo.

O que é Estado democrático de direito?

Este podcast é para quem vê o termo ‘Estado democrático de direito’ em livros, jornais e nas redes sociais e não sabe exatamente o que ele significa. No chamado Estado democrático de direito, as leis são criadas pelo povo e para o povo, levando-se em conta a dignidade humana. “É um Estado que vive sob regras produzidas pela população, em nome da população, e a serviço da população. E que instaura uma igualdade e uma liberdade para todos os atores debaixo da Constituição”, define a cientista política Vera Cepêda. Entenda melhor acessando o conteúdo e ouvindo o episódio. 

O que são políticas públicas?

Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação direta ou indireta da população e que visam garantir direitos assegurados na Constituição Federal. Elas são propostas pelo poder Legislativo – deputados, senadores e vereadores – e implementadas pelos governos eleitos. Por isso, as ideias que podem resultar em políticas públicas já começam a ser debatidas durante as eleições pelos candidatos. Para entender como as políticas públicas funcionam e qual a diferença de política de Estado e política de governo, assista ao vídeo com o professor da Universidade Federal do ABC Diego Sanches.

O que é democracia?

Aproveite as eleições que se aproximam para ensinar sobre democracia aos seus alunos do ensino médio. O plano de aula apresenta origem e modelos do regime político, além do sistema aplicado no Brasil. O material também aborda a divisão dos poderes e propõe atividades com os estudantes. Acesse e trabalhe em sala de aula!

Avanços e ameaças à representatividade feminina na política brasileira

A lei que dá direito às mulheres de votar e se eleger no Brasil é de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo depois de mais de nove décadas, no entanto, o país ainda está muito distante de alcançar igualdade na quantidade de mulheres na política. Neste podcast, a doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) Hannah Maruci Aflalo avalia a representatividade feminina na política, ou seja, de que maneira a população de mulheres se vê representada entre os candidatos eleitos. Apesar de serem pouco mais de 52% do eleitorado, as mulheres ocupam apenas 15,8% dos cargos eletivos, segundo dados de 2020 da Justiça Eleitoral. Entenda melhor o que isso significa ouvindo o episódio.

Veja mais:

Cartilha ajuda a dialogar sobre política com quem pensa diferente

7 perguntas sobre democracia e autocracia

7 perguntas sobre democracia participativa

7 livros para explicar conceitos políticos no ensino fundamental

Educação política: participação de estudantes fortalece democracia dentro e fora da escola

Eleições: como orientar os alunos na escolha de candidatos?

6 filmes para entender o fenômeno das fake news nas eleições 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Cartilha explica importância das mulheres em cargos políticos

Material da FGV também aborda violência de gênero nas eleições

há 3 anos
Notícias

Taxa de mortalidade infantil é menor em municípios com prefeitas, aponta estudo

Lugares apresentaram ampliação de projetos sociais e acesso à saúde pública

há 4 anos
Notícias

Cartilha ajuda a dialogar sobre política com quem pensa diferente

Publicação busca contribuir com construção de sociedade menos polarizada

há 4 anos
Notícias

Série disponível na internet mostra iniciativas de mobilização política nas periferias

Vídeos apresentam ações de cidadãos que se mobilizaram por suas comunidades

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.