A interação com a diretora da escola, a convivência entre colegas de diferentes classes sociais e a votação em uma brincadeira que agrade a todos são alguns exemplos de como a política se faz presente no cotidiano das crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos. Para aprofundar o tema com esse público, diversos livros lançam mão de uma linguagem lúdica, didática e recheada de exemplos cotidianos. Obras que também podem servir de apoio pedagógico para o professor do ensino fundamental.
A seguir, conheça sete livros que explicam tanto o funcionamento de diferentes sistemas de governo — como a ditadura e a democracia —, até conceitos que precisam de um tratamento diferenciado para não parecerem abstratos para os alunos, como as classes sociais.
A democracia pode ser assim
Equipo Plantel, Editora Boitatá, 2015.
O conceito de democracia é apresentado para as crianças a partir de exemplos do seu dia a dia. Assim, aborda questões referentes à cidadania, como o que são as eleições, o papel dos partidos políticos e a importância do voto, dos direitos humanos e da informação para a manutenção das liberdades.
Eleição dos bichos
André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo e Pedro Markun (autores); Companhia das Letrinhas; 2018.
Os bichos decidem que o leão é muito autoritário para ser o soberano da floresta e decidem eleger um novo líder. Para isso, precisarão aprender mais sobre o que é democracia e eleições. De forma divertida, a obra responde as principais dúvidas dos pequenos leitores sobre o pleito.
O livro da política
Rafael Longo (tradutor), Globo Livros, 2017.
O livro apresenta conceitos e defende a política como uma atividade inerentemente humana que leva os homens a desenvolverem ideias para o bem coletivo sobre o individual. Traz reflexões e a opinião tanto de grandes teóricos quanto de líderes. Confúcio, Platão, Tomás de Aquino, Maquiavel, Hobbes, Rousseau, Marx, Weber, Hannah Arendt, Noam Chomsky, Paulo Freire, Abraham Lincoln, Gandhi, Lênin, Churchill, Che Guevara e Nelson Mandela são alguns nomes destacados.
O que são classes sociais?
Equipo Plantel, Editora Boitatá, 2016.
O livro aborda didaticamente a complexidade das dinâmicas sociais e do mundo do trabalho que fazem com que as pessoas sejam vistas de forma desigual. A obra ainda defende que enquanto houver desigualdade, haverá a busca por uma sociedade mais justa. Acompanha um jogo de tabuleiro para as crianças testarem os conhecimentos aprendidos de forma divertida.
Quem manda aqui? Um livro de política para crianças
Larissa Ribeiro e André Rodrigues (autores), Companhia das Letrinhas 2015.
As formas de organização política estão em toda parte do nosso cotidiano, da diretora da escola ao colega que é dono da bola. A partir de uma oficina com crianças, os autores desenvolveram essa obra que dialoga sobre as diversas formas de controle e poder, noções sobre modos de governar e de tomar decisões. Confira mais sobre o livro em um podcast exclusivo.
Política para iniciantes
Louie Stowell,Editora Usborne, 2020.
A obra aborda didaticamente sistemas políticos, eleições, votação e governos. Além disso, debate temas correlatos que são importantes na contemporaneidade, como feminismo, direitos humanos, liberdade de expressão e fake news.
A ditadura é assim
Equipo Plantel, Editora Boitatá, 2016.
As crianças poderão acompanhar o dia a dia de um ditador temperamental para entender como funciona um regime autoritário. De forma didática, são explicitados os perigos de um sistema político que privilegia uma única corrente de pensamento em detrimento das outras.
Veja mais:
Projetos ensinam educação política aproximando escolas de parlamentares
Ensinar jovem a debater políticas públicas ajuda no combate às fake news
Games podem ser recurso para abordar política com alunos
Games ampliam a percepção da política como ferramenta de transformação da realidade