A produção literária dialoga e retoma outros textos, por meio de um processo denominado intertextualidade. Esse fenômeno pode se dar de diferentes formas: citação, referência, alusão, epígrafe, paráfrase, paródia, pastiche ou mesmo pela tradução. Em sala de aula, a prática da intertextualidade ajuda a ampliar o vocabulário, os saberes e a visão de mundo dos estudantes, assim como também estimula uma escrita criativa que se apoia na pesquisa e faz uso de diferentes referenciais.
A seguir, conheça cinco obras que trazem mais conhecimento ao professor sobre intertextualidade e que podem inspirar sua prática na hora de ensinar o tema. Os livros reúnem conceitos, teorias, práticas e exemplos de produções que resgatam outros textos, como contos de fadas, canções, reportagens jornalísticas, entre outros.
Intertextualidade e produção de texto em sala de aula
Liliane Scarpin Storniolo, Editora Appris, 2014
O livro indica formas de usar composições de Caetano Veloso para estimular a produção de textos por alunos do ensino fundamental e médio. Para isso, apoia-se metodologicamente nas teorias da Estética da Recepção, que analisam o texto verbal a partir do receptor.
Intertextualidades em memórias póstumas de Brás Cubas: as múltiplas vozes em Machado de Assis (E-book)
Sônia Grund, Editora Autografia, 2018
A obra destaca algumas intertextualidades externas de Machado de Assis no clássico “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, como literárias, históricas, religiosas e mitológicas.
Intertextualidade e conto maravilhoso
Norma Discini, Humanitas Fflch, 2004
A intertextualidade é discutida a partir do conto Chapeuzinho Vermelho, de Perrault. Este é analisado em nível narrativo e discursivo, e o diálogo com ele presente na obra dos Irmãos Grimm (paráfrase), de Chico Buarque (contra-história) e Guimaraes Rosa (estilização).
Intertextualidades – Teoria e pratica
Maria Zilda Ferreira Cury e outros, Editora Saraiva Negócios, 2005.
As autoras oferecem uma parte teórica rica em exemplos e 21 atividades para entender as diversas formas nas quais um texto retoma outro. Como a epígrafe, a citação, a referência, a alusão.
Intertextualidade – Diálogos possíveis
Ingedore G. Villaça Koch e outros, Cortez Editora, 2007.
A obra é dividida em seis capítulos e apresenta os diferentes conceitos e categorizações no universo da intertextualidade. Também descreve diferentes tipos de textos – como literários, jornalísticos e letras de música – que podem se fazer presentes nesse fenômeno.
Veja mais:
21 escritores de língua portuguesa para apresentar aos alunos
5 links sobre escrita criativa para o professor estimular essa habilidade nos alunos
Ferreira Gullar: obra do autor é utilizada no ensino médio para explicar metalinguagem