Redes sociais e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) gratuitos podem ser de grande valia no processo de ensino e aprendizado, desde que usados com um olhar pedagógico. 

Entre as redes sociais, opções como WhatsApp, Facebook, Twitter, Snapchat e Instagram possuem recursos que permitem criar atividades dinâmicas, compartilhar informações e acompanhar a evolução dos alunos. Já Moodle e Google Classroom funcionam como salas de aula virtuais, agregando diversos recursos, incluindo postagem de atividades, correção e gravação de aulas em vídeo.  

A seguir, confira nove links para usar essas tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. As dicas valem para professores de todas as disciplinas e etapas da educação básica.

7 dicas para uso pedagógico do WhatsApp
O aplicativo de mensagens pode ser utilizado pelos professores como um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). “Nele, é possível disponibilizar materiais e conteúdos nos mais variados formatos digitais, promover discussões, aprofundar assuntos dados em aula, além de estimular a autoria dos alunos”, lista o autor do livro “Aprendizagem histórica na palma da mão: os grupos do WhatsApp como extensão da sala”, Cristiano Gomes Lopes.

7 dicas para transformar as redes sociais em ambientes educativos
A educadora e especialista em tecnologia educacional, Zilda Kessel, explica o que é necessário saber na hora de incorporar as redes sociais como ferramenta de ensino e aprendizagem online. 

7 dicas para usar hashtags como ferramenta pedagógica
Recurso disponível no Instagram, Facebook e Twitter, as hashtags podem ser usadas como recurso pedagógico. “Por meio delas, é possível organizar conteúdos, divulgar produções dos alunos ou pesquisar temas”, explica a coordenadora de ciências no Colégio Marista de Brasília e mestre no ensino de física pela Universidade de Brasília (UnB), Samara Brito. No link, ela ensina, em dicas simples, como o professor pode fazer uso dessa ferramenta.

O Snapchat pode ser usado como ferramenta pedagógica?
Professora de estudos da comunicação da Universidade de Stockton, nos Estados Unidos, Ai Zhang orienta como professores do ensino médio e fundamental podem fazer uso do recurso. “Com o Snapchat, eu me fiz acessível aos alunos. Eles podem chegar a mim no momento que seja mais conveniente”, destaca a docente.

Facebook pedagógico auxiliando as aulas de língua portuguesa
Professora de língua portuguesa do ensino médio da rede pública, Gerlane Rocha Galvão Carneiro de Medeiros compartilha o uso do Facebook como um AVA. Ela criou um grupo com os alunos onde posta slides, vídeos, livros digitalizados e filmes. “Organizei também um momento de ‘tira dúvidas’”, relata. 

Google Classroom: aplicativo oferece recursos para a sala de aula
O aplicativo permite que professores criem suas turmas de diferentes maneiras: por ano, disciplina, aula, ou como acharem necessário. Na ferramenta, o educador pode enviar documentos para os alunos, como atividades e materiais de pesquisa, avaliações de desempenho, mensagens de textos e outras funções.

9 motivos para usar o Google Sala de Aula
Escolas públicas ou sem fins lucrativos podem se inscrever gratuitamente para utilizar o serviço. Confira outros oito benefícios. 

9 maneiras de usar o Twitter na escola
Rede social popular entre os jovens, o Twitter pode ser uma ferramenta de apoio em  atividades escolares. As hashtags ajudam a pesquisar informações sobre temas de interesse de professores e alunos, além de permitir a criação de atividades dinâmicas, como a produção de microcontos.

7 formas práticas de utilizar o Moodle em processos educativos
O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem que amplia a interação entre alunos e professores – por meio de fóruns e chats – e permite, de forma fácil, que os usuários publiquem e acessem materiais educativos de diferentes formatos, como textos e audiovisual.

Veja mais:
Dicas para o professor da rede pública ajudam a preparar aulas EaD

Crédito da imagem: Naphat_Jorjee – iStock

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