Visando integrar alunos imigrantes nas escolas estaduais, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo desenvolveu dois documentos para nortear o atendimento por parte de professores, gestores e funcionários. As cartilhas orientam as escolas sobre como acolher o estudante de outro país desde o momento da matrícula até a sala de aula.
Segundo as publicações, o objetivo é apresentar a legislação vigente e auxiliar os docentes com materiais didáticos sobre diferentes assuntos e culturas. Além disso, o material reforça que as crianças e adolescentes de fora do país proporcionam maior pluralidade e diversidade à rede de ensino, aproximando os alunos brasileiros de culturas e tradições diferentes.
Para isso, foram disponibilizados dois documentos: o primeiro orienta sobre a matrícula e a emissão de certificados. Já o segundo traz orientações sobre acolhimento.
De acordo com um levantamento do Instituto Unibanco, com base nos dados do Censo Escolar 2016, o número de matrículas de alunos imigrantes e refugiados em escolas brasileiras mais do que dobrou no período de oito anos. Em 2008, foram registradas 34 mil matrículas, contra 73 mil no ano de 2016.
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