Com a proposta de que a escola seja um local de combate à xenofobia e de valorização da diversidade cultural, o projeto Tendas da Cidadania acaba de lançar um livro de apoio para educadores que atuam com crianças e adolescentes imigrantes e descendentes. A obra denominada “Livro das Tendas – Um diálogo sobre migração com as comunidades e as escolas” reúne não somente números e estatísticas, mas também experiências e vivências que retratam parte da realidade destas populações. Território, imigração, fronteiras, direitos humanos, cidadania, costumes e práticas culturais são alguns dos temas abordados no livro, que traz ilustrações elaboradas por crianças apoiadas pela iniciativa.
A publicação, segundo seus organizadores, visa compartilhar a metodologia e as experiências vivenciadas no projeto, desenvolvido entre dezembro de 2016 e junho de 2018 pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (Cdhic). “O Tendas de Cidadania é uma iniciativa que, desde o princípio, se propôs a valorizar as experiências de vida e colocá-las como uma contribuição importante na construção de relações sociais saudáveis e inclusivas. Experiências de vida atravessadas por elementos e práticas culturais que falam de lugares de origem e de visões de mundo diversas”, ressalta a analista pedagógica Elvira Riba Hernández na introdução do livro.
O livro pode ser baixado gratuitamente no link.