Os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNCFP) são discutidos em um novo e-book disponibilizado gratuitamente. “Reformas Educacionais: avanço ou precarização da educação pública?” é o segundo volume da série “Diálogos Críticos” e reúne artigos de diferentes pesquisadores.

Entre os temas abordados, estão as influências das reformas recentes na educação do campo, no ensino médio, sua relação com as avaliações padronizadas de larga escala e as influências no trabalho e identidade dos professores.

A publicação é organizada por Antonio Marcos da Conceição Uchoa, Átila de Menezes Lima e Ivânia Paula Freitas de Souza Sena. O prefácio é assinado pelo professor aposentado da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Carlos de Freitas.

Confira a lista completa de artigos:

A pedagogia das competências na BNCC e na proposta da BNC de formação de professores: a grande cartada para uma adaptação massiva da educação à ideologia do capital, de Átila de Menezes Lima e Ivânia Paula Freitas de Souza Sena.

Política Nacional de Educação: o embate de projetos na educação do campo, de Celi Nelza Zulke Taffarel e Erika Suruagy Assis de Figueiredo.

Relações entre a BNCC, as questões extraescolares e a educação de nível médio no Marajó,  de Cleide Carvalho de Matos; Manuelle Espindola dos Reis; e Natamias Lopes de Lima

Do SAEB à BNCC: padronizar para avaliar, de Eliana da Silva Felipe.

A (de)Formação de Professores na Base Nacional Comum Curricular, de Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva.

A BNC de formação e as DCN’s dos profissionais do Magistério e seus respectivos Projetos de Brasil, de Maria Elizabeth Souza Gonçalves.

BNCC e BNCF: padronização para o controle político da docência, do conhecimento e da afirmação das identidades, de Salomão Antônio Mufarrej Hage; Leila Maria Camargo; Raimunda Kelly Gomes; e Arthane Menezes Figueirêdo.

Veja mais:
Base Nacional Comum da Formação de Professores prevê competências inspiradas na BNCC da educação básica
Implantação da reforma do ensino médio nos estados é tema de revista especial
Publicação da Unesco analisa formação de professores no Brasil
Obstáculos na formação de professores são analisados por pesquisadora Bernardete Gatti em vídeo
E-book gratuito “Educação em Debate” reúne artigos escritos por 46 especialistas da área

Crédito da imagem: reprodução e-book “Reformas Educacionais: avanço ou precarização da educação pública?”

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