Gestores e professores escolares podem extrair dicas e orientações sobre como colaborar com a elaboração do plano político pedagógico da escola no vídeo “Projetos Pedagógicos: dicas para estruturar e construir o projeto da escola”. A produção, realizada pelo canal do YouTube Movimento pela Base Nacional Comum, entrevistou gestores de diversas regiões do Brasil sobre suas dicas para produzir o documento.
“O PPP é um instrumento de autonomia particular de cada escola, apresentando seus elementos e estrutura”, afirma a gestora de Ceilândia (DF), Ana Elen Moitinho.
O primeiro passo para a elaboração do documento é a contextualização histórica, que apresenta as características sociais, culturais e socioconômicas da instituições. O segundo tópico são os indicadores educacionais, tais como a Prova Brasil e o Censo Escolar, a frequência e a distorção idade-série. “São elementos fundamentais para analisar onde estamos e aonde estamos querendo chegar “, aponta a gestora de Assis (SP), Adriane Gallo.
Outros pontos são a missão, visão e princípios; e as fundamentações teóricas. “O PPP está fundamentado em bases legais e teóricas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos novos currículos, tanto municipais quanto estaduais e distritais”, diz Gallo. Ao final, o plano de ação define os objetivos e aprendizagens. “É muito importante que esse documento seja construído de forma democrática e participativa”, destaca o gestor de Volta Redonda (RJ), Luis Felipe Nóbrega.
Veja mais:
Como transformar o PPP em um documento vivo?
Planejamento escolar: pensar ações do próximo ano exige diagnóstico e metas claras