O livro “Educação em Debate” está acessível online de forma gratuita. A publicação, disponibilizada pela Editora Moderna e Todos pela Educação, apresenta os desafios para os próximos quatro anos na área, sob o ponto de vista de 46 especialistas brasileiros.
Entre os nomes que compartilham ideias plurais estão Maria Helena Guimarães de Castro (ex-secretária-executiva do Ministério da Educação – MEC), Claudia Costin (secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro de 2009 a 2014 e colunista da Folha de S.Paulo), Gina Ponte (professora da rede pública do Distrito Federal) e Mozart Neves Ramos (diretor do Instituto Ayrton Senna).
A obra parte do princípio que não existe desenvolvimento social, político e econômico sem priorizar a educação pública de qualidade e em igualdade de condições para todas as crianças e jovens do país.
Os temas abordados nos artigos são carreira e formação de professores; a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a criação de uma política nacional intersetorial para a primeira infância; a priorização de uma política nacional de alfabetização; uma nova proposta de escola para o ensino médio; o estabelecimento do Sistema Nacional de Educação (SNE) e de mecanismos de governança federativa; e a remodelação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Veja mais:
Novo Fundeb e revogação do teto dos gastos garantiriam avanços no PNE, aponta Campanha
Investimento do Fundeb por aluno é quase três vezes menor do que o necessário, aponta publicação
Crédito da imagem: dolgachov – iStock