O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Greppe), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizou um mapeamento sobre a participação de organizações privadas na educação pública estadual entre os anos de 2005 e 2015. Foram averiguadas ações empresariais voltadas à definição e implantação das políticas e programas educacionais, fornecimento de material didático, políticas de gestão e oferta de vagas. É necessário criar um cadastro e efetuar o login para acessar o mapeamento.

A pesquisa revelou um avanço na atuação da iniciativa privada sobre a rede pública na última década. Segundo o documento, nos estados mais pobres, a ampliação da presença do setor privado é financiada por empréstimos de bancos internacionais ou agências multilaterais. Já no Sudeste, as empresas se “associam” aos governos. São Paulo é o estado com mais programas (44), seguido pelo Rio de Janeiro (30).

O estudo também apontou o crescimento da chamada “filantropia de risco”, quando organizações privadas se associam de formas variadas a grupos empresariais ou fundos de investimento que atuam no mercado educacional.

Raio-X

Entre órgãos que realizam as ações em parceria com os governos estaduais estão agências e instituições financeiras internacionais (como Unesco e Banco Mundial); federações patronais; institutos, fundações, associações, organizações sociais (OS), entidades religiosas, empresas e ONGs.

Nas áreas de currículo, a iniciativa privada atua fornecendo material didático, kits escolares, projetos pedagógicos e capacitação de professores. Em gestão, disponibiliza sistemas de informação e avaliação. Já em relação à oferta, oferece a abertura de vagas e a disponibilização de bolsas de estudo ou cursos variados.

Com Rede Brasil Atual

Crédito da imagem: Lamaip – iStock

Deixe um comentário

Please Login to comment

Talvez Você Também Goste

Notícias

Revista da Unesp traz dossiê sobre privatizações na educação básica

Capítulos abordam fenômeno no campo da gestão escolar, reformas do governo, entre outros

há 1 ano
Notícias

Emenda para alterar Constituição pode prejudicar Fundeb, alertam instituições educacionais

Em nota, entidades apontam que EMC 3/2019 destinará recursos públicos aos setores privados

há 5 meses
Notícias

E-book gratuito “Educação em Debate” reúne artigos escritos por 46 especialistas da área

Capítulos abordam BNCC, Fundeb, Sistema Nacional de Educação, formação de professores, entre outros temas urgentes

há 1 ano

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.