O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Greppe), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizou um mapeamento sobre a participação de organizações privadas na educação pública estadual entre os anos de 2005 e 2015. Foram averiguadas ações empresariais voltadas à definição e implantação das políticas e programas educacionais, fornecimento de material didático, políticas de gestão e oferta de vagas. É necessário criar um cadastro e efetuar o login para acessar o mapeamento.

A pesquisa revelou um avanço na atuação da iniciativa privada sobre a rede pública na última década. Segundo o documento, nos estados mais pobres, a ampliação da presença do setor privado é financiada por empréstimos de bancos internacionais ou agências multilaterais. Já no Sudeste, as empresas se “associam” aos governos. São Paulo é o estado com mais programas (44), seguido pelo Rio de Janeiro (30).

O estudo também apontou o crescimento da chamada “filantropia de risco”, quando organizações privadas se associam de formas variadas a grupos empresariais ou fundos de investimento que atuam no mercado educacional.

Raio-X

Entre órgãos que realizam as ações em parceria com os governos estaduais estão agências e instituições financeiras internacionais (como Unesco e Banco Mundial); federações patronais; institutos, fundações, associações, organizações sociais (OS), entidades religiosas, empresas e ONGs.

Nas áreas de currículo, a iniciativa privada atua fornecendo material didático, kits escolares, projetos pedagógicos e capacitação de professores. Em gestão, disponibiliza sistemas de informação e avaliação. Já em relação à oferta, oferece a abertura de vagas e a disponibilização de bolsas de estudo ou cursos variados.

Com Rede Brasil Atual

Crédito da imagem: Lamaip – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Livro online mapeia e caracteriza tendências de privatização nas redes estaduais e do DF

Publicação ainda traz análise de programas implementados em MG, RJ e PE

há 5 anos
Notícias

Revista da Unesp traz dossiê sobre privatizações na educação básica

Capítulos abordam fenômeno no campo da gestão escolar, reformas do governo, entre outros

há 5 anos
Notícias

Emenda para alterar Constituição pode prejudicar Fundeb, alertam instituições educacionais

Em nota, entidades apontam que EMC 3/2019 destinará recursos públicos aos setores privados

há 4 anos
Notícias

E-book gratuito “Educação em Debate” reúne artigos escritos por 46 especialistas da área

Capítulos abordam BNCC, Fundeb, Sistema Nacional de Educação, formação de professores, entre outros temas urgentes

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.