Com o objetivo de planejar ações pedagógicas para a disciplina de Língua Portuguesa para o ano de 2013, no mês de fevereiro, produzi um questionário diagnóstico para os alunos das turmas de 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio, do Centro de Ensino Médio Deputado Darci Marinho, no município de Tocantinópolis. Nesse questionário abordei desde questões sobre hábito de leitura, título do último livro lido, quantidade de tempo de acesso à internet e o que mais acessa, até disciplinas que tem mais ou menos afinidade. Consegui material de pesquisa para muito trabalho na U.E, inclusive, interdisciplinar. Com os gráficos feitos a partir dos resultados dos questionários, verifiquei o quanto é significativo o uso das mídias, principalmente a rede social FACEBOOK, pelos nossos jovens. Então decidi abrir um FACEBOOK, totalmente pedagógico.

Os alunos foram incentivados a adicionarem, voluntariamente, o FACEBOOK Profa Gerlane Galvão em sua rede social. Lá são postados todos os slides e materiais apresentados em sala de aula, bem como vídeos, livros digitalizados e filmes literários baseados nas obras de leitura obrigatória para cada bimestre, também compartilho materiais de outras disciplinas, com temas atuais, para posterior debate em sala, Eles acessam, estudam, “curtem”, “compartilham” e “comentam” as matérias lá postadas. Também os alunos têm acesso às páginas de interesse comum ao Ensino Médio, como: Guia do estudante; Análise de textos, SOS Língua Portuguesa, entre outras.

Percebo que é um espaço de aprendizagem virtual em que os alunos se divertem e estudam ao mesmo tempo. Organizei também com os alunos um momento para “tira dúvidas”, on-line, no FACEBOOK, geralmente à noite, quando posso conversar, interagir, responder perguntas e postar mais materiais de revisão sobre assuntos cujas habilidades ainda não foram totalmente desenvolvidas em sala. Vejo que esse é o caminho. Aliar as novas formas de aquisição de conhecimento ao que é chamado de “tradicional”, para, dessa forma, obter sucesso em nossa profissão diária. . Usar as mídias no processo de aprendizagem é uma questão de sobrevivência não só dos docentes, mas também do processo de ensino. As novas tecnologias estão no cotidiano, seja ele escolar ou não, e trazê-las para o âmbito pedagógico é certeza de bons resultados. Autora: Gerlane Rocha Galvão Carneiro de Medeiros. CENTRO DE ENSINO MÉDIO DEP. DARCI MARINHO. TOCANTINÓPOLIS – TO.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.