A educação financeira nas escolas prepara crianças e jovens para enfrentar desafios econômicos, sociais e ambientais.

Do ponto de vista individual, ela capacita o estudante a compreender o mundo financeiro; a desenvolver uma visão crítica para a publicidade e, com isso, consumir de forma consciente; a organizar seu dinheiro visando concretizar seus sonhos e o deixa menos suscetível a dívidas e fraudes no futuro.

No aspecto ambiental, a educação financeira ajuda a reduzir o consumo excessivo e a preservar recursos do planeta. Em termos de cidadania, incentiva comportamentos éticos, como evitar transferir problemas financeiros para outros e não adquirir bens produzidos de forma ilegal.

Um quarto benefício é ensinar a planejar a curto, médio e longo prazo, conectando as ações do presente ao futuro. Isso pode se traduzir em organização financeira para a aposentadoria e para situações inesperadas.

Para completar, a educação financeira ainda forma disseminadores, já que o conhecimento adquirido pelos estudantes pode ser compartilhado com suas famílias e comunidades.

Para ajudar a promover uma educação financeira que considere aspectos humanos e ambientais, separamos 10 links com conhecimentos para o professor utilizar em sala de aula. Confira abaixo.

Plano de aula – Educação financeira: sustentabilidade e consumo responsável

O plano de aula visa aprofundar a reflexão sobre como o dinheiro pode ser utilizado de forma consciente em benefício do meio ambiente e sobre o impacto do consumismo desenfreado para todos os seres vivos e o planeta. Para completar, utiliza de linguagens diversificadas para criar materiais que disseminem informações e conscientizem sobre consumo e sustentabilidade dentro da comunidade local.

Plano de aula – Educação financeira: taxa de juros

Ajuda os alunos a entenderem o que significam os juros de uma compra parcelada e a calcularem o valor final desse bem a ser adquirido. 

Plano de aula – Educação financeira: lista de compras e organização do orçamento

Esta sequência didática visar ensinar a turma a analisar e comparar preços de produtos, elaborar lista de supermercado e vivenciar uma compra simulada.

Além disso, ajuda a manusear dinheiro e calcular valores e trocos, além de refletir sobre a diferença entre consumo e consumismo.

Plano de aula – Matemática financeira: juros compostos

O plano de aula é organizado em quatro partes: introdução, conceitos fundamentais, fórmulas e juros compostos e algumas aplicações. Os objetivos são apresentar a importância da matemática financeira na vida cotidiana, a exploração dos conceitos matemáticos associados aos juros compostos e o entendimento das distinções fundamentais entre a capitalização sob os regimes de juros simples e juros compostos, ressaltando como essas abordagens afetam as decisões financeiras. O material ainda traz recomendações de textos, vídeos e de exercícios para uma compreensão aprofundada do assunto.

Plano de aula – Aprendendo a economizar

Esta sequência didática propõe trabalhar temas de educação financeira, proporção e razão. O objetivo é estimular a capacidade crítica dos alunos ao consumir, ampliar o vocabulário relacionado à proporcionalidade e resolver problemas sobre esse tema com base em relações numéricas e cálculo mental ou escrito.

Plano de aula – Matemática financeira: Imposto de renda

O plano de aula trabalha o cálculo de porcentagens a partir de uma situação-problema sobre o salário líquido de um trabalhador. Também ensina sobre como se calcula o imposto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o imposto de renda (IR) sobre o salário. Para isso, relaciona o cálculo do IR à função definida por partes.

Reportagem – 7 dinâmicas para ensinar educação financeira na escola

Apresenta atividades pedagógicas que simulam situações-problema e que trazem debates sobre consumo. Essas sequências didáticas foram desenvolvidas por professores em mestrados profissionais e aplicadas na realidade das escolas públicas de educação básica. Entre elas, há atividades para simular um orçamento familiar com os alunos; que ensinam a se programar para lidar com problemas financeiros inesperados que acontecem em família; discute a Black Friday e a relação entre consumo e busca por felicidade.

Reportagem – Como ensinar sobre inflação nas aulas de matemática e educação financeira?

Professora das redes estadual e municipal de Agudo (RS), Suziane Dias Almansa desenvolve o projeto Vigilantes do Preço com estudantes do 9º ano do ensino fundamental. “Ele iniciou com o monitoramento dos preços do produto da cesta básica e elaboração de tabelas e gráficos. Com as turmas seguintes, esses itens foram revistos e ainda incluídos combustível e produtos de higiene e limpeza”, compartilha na reportagem.

Reportagem – Ensino de educação financeira não se restringe à matemática

A reportagem traz o relato do projeto “Economia nas Escolas”, que acontece na escola municipal União da Betânia, em Juiz de Fora (MG), em parceria com a faculdade de economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

“Há conteúdos de geografia (globalização), história – origem e evolução do dinheiro e do sistema financeiro – e ciências – consumo consciente e meio ambiente”, explica a professora universitária Fernanda Perobelli.

Material didático – MEC disponibiliza material gratuito de educação financeira para baixar

O projeto Educação Financeira nas Escolas, do Ministério da Educação (MEC), disponibilizou gratuitamente online três livros para o professor e três livros para o aluno, assim como cadernos de atividades também para os estudantes.

Veja mais:

Princípios da economia solidária ajudam a ensinar matemática na educação básica

Matemática aliada à educação ambiental estimula reflexão dos alunos sobre consumo

Empreendedorismo social na escola faz aluno mobilizar conhecimentos para melhorar realidade

Pesquisar uso da matemática na profissão dos pais aproxima alunos da disciplina

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