Conteúdos

O presente plano de aula apresenta uma proposta sobre educação financeira a partir da simulação de um supermercado.

Os(as) estudantes poderão vivenciar a preparação de listas de compras, fazer suas escolhas dos produtos desejados e cálculos de gastos.

O objetivo é colocar a turma para refletir sobre a importância de administrar bem o dinheiro e de fazer escolhas financeiras conscientes.

Objetivos

  • Analisar e comparar preços de produtos.
  • Elaborar lista de supermercado.
  • Vivenciar uma compra simulada de supermercado.
  • Manusear dinheiro e calcular valores e trocos.
  • Refletir sobre a diferença entre consumo e consumismo.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • Análise de preços em panfletos de supermercado.
  • Compras de produtos de supermercado.
  • Reflexão sobre consumo e consumismo.

Palavras-chave:

Compras. Supermercado. Consumo. Consumismo. Educação financeira.

Ano:

3º ao 5º ano do ensino fundamental I (anos iniciais).

Previsão para aplicação:

5 aulas (50 min/aula)

Proposta de trabalho: 

O trabalho a partir da simulação de compras em um supermercado tem como foco promover reflexões sobre o planejamento de consumo e gastos, ensinando os(as) estudantes sobre como fazer boas escolhas financeiras.

Ao educar sobre o consumismo nos anos iniciais do ensino fundamental, estamos ajudando a formar uma nova geração de consumidores mais conscientes, capazes de fazer escolhas baseadas em informação e alinhadas com seus valores e princípios, sabendo questionar e refletir sobre a cultura do consumo desenfreado.

1ª Etapa: Levantar os conhecimentos do grupo

O primeiro passo será levantar os conhecimentos da turma sobre o assunto, então inicie a aula perguntando sobre as experiências com compras em supermercados; se eles acompanham seus familiares nas compras, como fazem a escolha dos produtos, como eles são guardados, como fazem o pagamento.

Outras perguntas podem ser feitas, como:

  • Já viram ou fizeram uma lista de supermercado? Qual é a importância dela?
  • Já leram panfletos de supermercado? Para que servem?
  • Sabem o que é consumismo e consumo consciente? Explique que esses assuntos serão tratados nesta sequência de aulas.

2ª Etapa: Procedimentos do consumidor: as listas de compras e a análise de preços

Explique que a ida ao supermercado merece um planejamento, que pode ser feita a partir de alguns procedimentos: as listas são muito usadas pelos consumidores nos supermercados porque elas ajudam a lembrar dos produtos que estão faltando em casa e a manter o foco no que é realmente necessário, evitando compras impulsivas.

Para facilitar, é válido agrupar na lista os produtos que são do mesmo setor – higiene, limpeza, alimentação, geladeira etc. –, evitando que a pessoa fique circulando várias vezes pelo mesmo corredor do supermercado.

Outro procedimento importante é fazer uma pesquisa de preços para saber qual supermercado está com preços melhores – para que esse momento aconteça, peça com antecedência que os(as) estudantes tragam panfletos de mercados para a aula.

Diga que a proposta da aula será vivenciar uma experiência de supermercado dentro da escola, então o primeiro passo será escrever uma lista contendo os produtos que gostariam de comprar.

O segundo passo será olhar, em pequenos grupos, alguns panfletos de supermercados diferentes, para que possam comparar os preços e explicar qual deles escolheriam em razão dos valores.

Organize a turma em pequenos grupos para que possam fazer a análise dos panfletos de mercados diferentes – produtos iguais com preços diferentes; onde é mais barato – e organizar suas listas de compras. Ao final desta etapa, é importante que os(as) alunos(as) possam compartilhar com o restante da turma as suas análises.

3ª Etapa: Simulação de supermercado

Depois de pensar na lista, pesquisar e comparar os preços nos panfletos, é hora de ir às compras.

Peça, com antecedência, para que a turma traga de casa embalagens vazias e limpas de produtos em geral que existam em supermercados.

No dia da atividade, organize o espaço em que ela acontecerá – na sala de aula, no pátio ou em outro local que permita essa organização –, agrupe as embalagens por setores – higiene, limpeza, alimentação etc. – e coloque um papel ou etiqueta que indique o preço de cada produto.

Se possível, disponibilize cestas para que os produtos escolhidos possam ser guardados no momento da simulação da compra, bem como uma mesa, que será o caixa.

Caso a escola tenha materiais compatíveis com a atividade, como dinheiro de brinquedo, será importante – se não tiver, a própria turma pode confeccionar os dinheiros com papel, indicando os valores.

Quando os estudantes estiverem no “caixa do supermercado”, é importante que calculem os gastos e trocos.

Ao final desta etapa, é importante pedir que os(as) alunos(as) retomem as suas listas de compras iniciais e reflitam: “Consegui manter o foco no que queria?”. “Escolhi algum produto que não estava na lista?”. “Quanto gastei?”. “Gastei mais do que imaginei?”.

Finalize explicando sobre a importância de gerenciar recursos financeiros de forma eficiente.

4ª Etapa: Consumo x consumismo

Aqui, será importante ressaltar a diferença entre necessidade – o que precisamos para viver – e desejo – coisas que queremos, mas não são essenciais –, apresentando aos(às) estudantes alguns aspectos relacionados ao consumo: o que é realmente necessário e o que é consumir em excesso.

Explique que “A compra, quando feita sem necessidade e de forma excessiva, motivada apenas por impulso e desejo, afeta diretamente a sua saúde financeira. Ela deixa você ainda mais longe da organização financeira, além de deixar um peso na consciência.

A compensação da compra por desejo nunca dura muito, e você sempre estará se perguntando: ‘Será que eu poderia ter usado esse dinheiro de um jeito mais inteligente?’”.

Vale a pena refletir:

serasa
Crédito: Serasa

Fonte: Portal do Serasa

5ª Etapa: Sistematização dos conhecimentos

A última etapa será o registro sistematizado das aprendizagens. Vale a pena retomar os objetivos da proposta e questionar se foi possível atingi-los:

  • Analisar e comparar preços de produtos.
  • Elaborar lista de supermercado.
  • Vivenciar uma compra simulada de supermercado.
  • Manusear dinheiro e calcular valores e trocos.
  • Refletir sobre a diferença entre consumo e consumismo.

Referências:

Acesso em: 20 de setembro de 2023.

Materiais Relacionados

Para saber mais:

Acesso em: 20 de setembro de 2023.

Acesso em: 20 de setembro de 2023.

Acesso em: 20 de setembro de 2023.

Bom trabalho e bons estudos!

Plano de aula elaborado pela professora Renata Helene Ferreira Campos.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.