Em um contexto em que a defasagem de aprendizagem de matemática desafia profissionais de todo o país, diferentes metodologias ajudam a engajar os alunos e a transformá-los em protagonistas do processo de construção do conhecimento.

Listamos, a seguir, referências de metodologias na perspectiva da educação matemática, que vão desde livros clássicos até estudos atuais que abordam o movimento entre o ensinar e o aprender. As obras trazem informações baseadas em evidências científicas; apresentam abordagens criativas e inovadoras; consideram a diversidade de estilos de aprendizado e necessidades dos alunos e incorporam tecnologias. Confira.

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A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Tecendo fios do ensinar e do aprender

Adair Mendes Nacarato e outros, editora Autêntica, 2019

A obra se concentra nas situações matemáticas em salas de aula dos anos iniciais, explorando as concepções de ensino da disciplina, o ambiente de aprendizagem, as interações com a classe e a relação dialógica que facilita uma aprendizagem significativa.

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Um convite à educação matemática crítica

Ole Skovsmose, Papirus Editora, 2014.

O autor explora conceitos importantes na área da educação matemática crítica, como cenários de investigação, o repertório dos estudantes e a disciplina aplicada na prática.

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Educação matemática: Da teoria à prática

Ubiratan D’ambrosio , Papirus Editora, 1996.

Depois de traçar considerações gerais sobre cognição, a natureza da matemática e questões teóricas na educação, o autor explora inovações na prática de ensino dessa área do saber de maneira reflexiva.

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Investigações matemáticas na sala de aula

João Pedro da Ponte e outros, editora Autêntica, 2019

Escrito por autores portugueses, o livro explora como as práticas de investigação realizadas por matemáticos podem ser aplicadas na sala de aula, destacando as vantagens e os desafios de adotar a perspectiva da educação matemática. Os papéis de alunos e professores são discutidos em relação à geração de conjecturas, reflexão e formalização do conhecimento.

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Fases das tecnologias digitais em educação matemática: Sala de aula e internet em movimento

Marcelo de Carvalho Borba e outros, editora Autêntica, 2020.

Com base em suas experiências como docentes e pesquisadores, os autores apresentam uma perspectiva fundamentada em quatro fases sobre o uso de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de matemática. Em cada uma delas, apresenta visões teóricas e exemplos de atividades. Na última fase, aborda o uso do software GeoGebra no estudo do conceito de derivada, a utilização da internet em sala de aula, entre outros.

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Informática e educação matemática

Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado, editora Autêntica, 2019.

Os autores compartilham os resultados de mais uma década de colaboração em informática educativa, uma tendência da educação matemática. Exploram tópicos que vão de políticas governamentais até questões pedagógicas relacionadas ao emprego de computadores e calculadoras gráficas no ensino da disciplina.

Veja mais:

7 propostas para um ensino de matemática decolonial

8 estratégias para ensinar matemática a alunos autistas

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