Conteúdos

Este plano de aula apresenta uma proposta que envolve educação financeira e sustentabilidade, para que os(as) estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental possam pensar criticamente sobre o consumo responsável, tendo como princípios a valorização do planeta e preservação do meio ambiente.

Investir na educação financeira e na sustentabilidade é um passo crucial para assegurar um futuro próspero e sustentável para todos.

Objetivos

  • Conhecer o conceito de educação financeira e sustentabilidade.
  • Refletir sobre o consumo responsável e a importância de usar o dinheiro com consciência ambiental.
  • Compreender que o ser humano é parte integrante da natureza e que o consumismo desenfreado resultará em consequências para si e para os demais seres vivos.
  • Utilizar as diferentes linguagens para produzir materiais sobre consumo e sustentabilidade que possam circular pela comunidade local e informar as pessoas.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • Educação financeira e sustentabilidade.
  • Consumo responsável e consciência ambiental.

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Consumo consciente. Consumismo. Educação financeira. Meio ambiente.

Ano:

4º ao 5º ano do Ensino fundamental I (anos iniciais).

Previsão para aplicação:

3 aulas (50 min/aula)

Proposta de trabalho:

Este plano visa promover reflexão e debates que considerem a educação financeira e ambiental para o exercício da cidadania e a promoção do desenvolvimento social.

A educação financeira e a sustentabilidade são duas áreas fundamentais, que desempenham papéis significativos no bem-estar individual e no equilíbrio do nosso planeta.

A consciência socioambiental e o consumo responsável estão previstos como competências específicas de linguagens na BNCC: “Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo” (p. 65).

A interseção entre educação financeira e sustentabilidade é um importante caminho para um futuro equilibrado e sustentável da vida no planeta.

Ao equilibrar as decisões financeiras com práticas sustentáveis, podemos construir um mundo em que as necessidades do presente sejam atendidas sem comprometer o bem-estar das gerações futuras.

Investir na educação financeira e na sustentabilidade é um passo crucial para assegurar um futuro próspero e sustentável para todos.

Ao educar sobre o consumismo nos anos iniciais do ensino fundamental, estamos ajudando a formar uma nova geração de consumidores mais conscientes, capazes de fazer escolhas baseadas em informação e alinhadas com seus valores e princípios, sabendo questionar e refletir sobre a cultura do consumo desenfreado.

1ª Etapa: Levantar os conhecimentos do grupo

O primeiro passo será levantar os conhecimentos da turma sobre o assunto. Algumas perguntas podem ser feitas para que os alunos respondam em voz alta, como:

  • O que significa sustentabilidade?
  • O que significa educação financeira?
  • Quais são os principais desafios ambientais que enfrentamos hoje em dia?
  • Como nossas escolhas diárias afetam o meio ambiente?
  • Quais práticas cotidianas podemos adotar para promover a sustentabilidade?
  • De que forma a redução do consumo pode contribuir para a sustentabilidade?
  • De que maneira a educação financeira pode contribuir para a promoção da sustentabilidade?

2ª Etapa: O que é consumo responsável e sustentável

Explique o conceito de consumo sustentável. O artigo a seguir pode contribuir para debater essa temática:

O que é consumo sustentável

Acesso em: 24 de setembro de 2023.

Retome as questões feitas na etapa anterior e comente sobre cada uma delas. Alguns passos podem ser seguidos, como:

          1. Defina consumo sustentável em linguagem simples:

  • Comece explicando que consumo sustentável significa usar coisas de uma forma que ajude o planeta a ficar saudável por muito tempo.

    2. Exemplifique com objetos do cotidiano:
  • Mostre exemplos concretos, como brinquedos, roupas e comida. Por exemplo, você pode dizer que, ao escolher brinquedos feitos de materiais recicláveis, estamos ajudando a proteger a natureza. Escolher comprar produtos que tenham menos embalagens também é um caminho importante.

    3. Fale sobre a importância de poupar recursos:
  • Explique que consumir de forma sustentável também significa usar menos recursos, como água, papel e energia. Mostre como apagar as luzes quando não estamos usando o ambiente e fechar a torneira ao escovar os dentes são formas de ajudar.

    4. Mostre como reutilizar e reciclar:
  • Aponte como podemos dar uma nova vida às coisas que já foram usadas. Por exemplo, dar utilidade às caixas vazias, transformar embalagens em brinquedos ou até mesmo separar o lixo para reciclagem.

    5. Conte histórias e use exemplos visuais:
  • Use histórias, desenhos ou vídeos que ilustram a importância de cuidar do planeta e mostre como as ações de cada um fazem a diferença.

Vale a pena explicar também que “em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Acesso em: 24 de setembro de 2023.

objetivos-desenvolvimento-sustentável
Crédito: Nações Unidas – Brasil

Acesso em: 24 de setembro de 2023.

3ª Etapa: Pesquisa em grupo

Organize a turma em pequenos grupos e oriente para que façam pesquisas (em diversas fontes) sobre o tema. Cada grupo deverá produzir um material explicativo sobre como ser um consumidor consciente, atrelando educação financeira e sustentabilidade.

Os(as) estudantes produzirão materiais, podendo utilizar as diferentes linguagens, por exemplo: 

  • Confeccionar um cartaz/painel com texto informativo sobre o assunto – pode ser físico, para ser fixado na escola, ou digital, para ser divulgado nas redes sociais.
  • Produzir um podcast sobre o tema.
  • Produzir um vídeo sobre o tema.
  • Organizar um roteiro para explicar o tema às diferentes turmas da escola.

Relembre com os alunos o que são textos informativos e ajude no planejamento dessa produção, para que cada grupo possa pensar sobre o contexto de elaboração – quem será o leitor desse material; onde esse material circulará; qual a linguagem mais adequada.

O objetivo é que os grupos utilizem diferentes linguagens para expor informações e pontos de vista sobre a consciência socioambiental e o consumo responsável, e que atuem criticamente diante das questões do mundo contemporâneo.

4ª Etapa: Exposição

Organize com a turma como será a exposição/apresentação dos materiais produzidos.

Ao final, será importante retomar com os alunos os objetivos de aprendizagem e avaliar o alcance de cada um deles. 

Referências:

Pacto Global – Rede Brasil

Acesso em: 24 de setembro de 2023.

Nações Unidas – Brasil

Acesso em: 24 de setembro de 20

Materiais Relacionados

Para saber mais:

Acesso em: 24 de setembro de 2023.

Acesso em: 24 de setembro de 2023.

Acesso em: 24 de setembro de 2023.

Acesso em: 24 de setembro de 2023.

Acesso em: 24 de setembro de 2023.

Acesso em: 24 de setembro de 2023.

Bom trabalho e bons estudos!

Plano de aula elaborado pela professora Renata Helene Ferreira Campos.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

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