O Instituto Claro lança, nesta quinta-feira (2/9), um especial multimídia em homenagem ao centenário de Paulo Freire. A página reúne reportagem, vídeo, podcasts, planos de aula e uma linha do tempo interativa sobre vida e obra do pensador pernambucano. Material rico para professores e alunos, os conteúdos são acessíveis a todos que quiserem conhecer mais sobre a pedagogia transformadora de Freire e refletir sobre sua prática no Brasil de hoje.

Nascido em 19 de setembro de 1921, Paulo Freire se tornou um dos grandes nomes da educação mundial. Com dezenas de obras publicadas e tendo alfabetizado 300 pessoas em apenas 45 dias, ele foi considerado o patrono da educação brasileira por meio da Lei nº 12.612. Seu método inovador de alfabetização, que traz o contexto do aluno para o processo de aprendizagem, ficou conhecido em todo o mundo. Por seu legado, recebeu pelo menos 41 títulos de Doutor Honoris Causa concedidos por universidades estrangeiras.

Esperança em dias melhores

Parte do especial, o vídeo ‘Esperançar em Paulo Freire’ traz uma entrevista com o pesquisador Jason Mafra, que comenta o livro ‘Pedagogia da esperança’, publicado no início dos anos 1990. Ele faz paralelos entre as reflexões da obra e o momento delicado que a educação brasileira enfrenta. A esperança também é um mote das análises do frade, jornalista e escritor Frei Betto, no podcast em que analisa o legado de Freire e a importância do pensamento crítico na escola.

A reportagem ‘O pensamento de Paulo Freire está presente hoje nas escolas públicas brasileiras?’ não só responde à pergunta, como traz a descrição de pesquisadores sobre o que seria, de fato, um ambiente escolar sintonizado com as concepções do autor. Atacado por grupos que pouco conhecem sua obra, Paulo Freire tem sido alvo de fake news já há alguns anos. Esse é o tema de mais um podcast, que apresenta as reflexões do professor Paulo Roberto Padilha sobre o verdadeiro foco dos ataques, em sua visão: a educação pública e democrática.

Transformação pelas letras

O especial conta, ainda, com o audiodrama ‘Os Sabores do Saber’, peça teatral escrita pelo ator e dramaturgo Fernando Silveira, da Cia. Literarte, e com trilha original de Reynaldo Bessa, composta para este especial. O áudio aborda o método de alfabetização de adultos criado por Paulo Freire e suas ideias de uma educação libertadora, que culminaram em sua prisão e exílio durante a ditadura militar. Esse método também é abordado nos planos de aula ‘Alfabetização inspirada em Paulo Freire: como fazer?’ e ‘Paulo Freire e a história da educação popular no Brasil’.

Outro destaque do material é a linha do tempo interativa ‘Vida e obra’, que traz um histórico completo da trajetória do educador, enfatizando o contexto de produção de cada uma de suas obras e seus desdobramentos. Assim como Freire defendia uma educação transformadora, com o desenvolvimento do pensamento crítico e a autonomia do aluno, o objetivo deste especial é dar insumos para reflexões mais profundas sobre o passado e os caminhos para o futuro da educação brasileira.

Veja também:

Instituto Claro lança quarta temporada da série Pensadores na Educação

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Instituto Claro lança série de vídeos sobre plano de aula

Material ajuda professor a elaborar seu planejamento de forma eficiente e organizada

há 2 anos
Notícias

Instituto Claro lança websérie de métodos pedagógicos

Em vídeos, educadoras explicam cinco pedagogias presentes no Brasil

há 2 anos
Notícias

Conexão Voluntária apoia situação emergencial em Petrópolis (RJ) e Espírito Santo

Doações podem ser feitas nos postos de coleta e via pix da Ação da Cidadania

há 4 semanas
Notícias

Conexão Voluntária beneficia quase 50 mil pessoas em 2023

Programa de voluntariado da Claro realizou atividades em todo o Brasil com distribuição de doações

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.