Com mais de 1,1 mil planos de aula em 19 áreas do conhecimento nos níveis fundamental e médio, o portal do Instituto Claro já é uma fonte segura e consolidada de materiais para os professores. Ainda no intuito de ajuda-los no planejamento das aulas, o Instituto lança uma série de vídeos sobre o que é e como montar um plano de aula.

Em três partes, o material traz entrevistas com doutora em ciência e coordenadora pedagógica Aline Monge e com a professora de história Júlia Bittencourt. Elas explicam o que é um plano de aula, cada um dos tópicos que ele deve abordar e trazem dicas sobre metodologias e fontes para munir o professor de informações para produzir seu próprio planejamento respeitando a realidade da turma e da escola. Confira a seguir o material!

O que é um plano de aula?

Aline Monge fala sobre os fundamentos e a importância da produção do plano de aula. Ela também aborda como ele pode ser um aliado de professores. “O plano de aula é um documento muito importante para planejar os acontecimentos da aula e refletir sobre aquele momento”, afirma. De acordo com Aline, determinar conteúdos, objetivos de aprendizagem, tempo de aplicação e fontes são alguns dos passos fundamentais para a elaboração de um bom plano de aula. Saiba mais assistindo ao vídeo! 

Tópicos essenciais: o que um plano de aula deve conter?

Na segunda entrevista da série sobre plano de aula, a consultora e coordenadora pedagógica Aline Monge fala dos elementos essenciais para a elaboração de um plano de aula para os ensinos fundamental e médio. Ela ainda compartilha o passo a passo que pode ser adaptado por educadores na hora de produzir o próprio plano de aula. Aline ressalta que o documento deve ser flexível para se adequar à dinâmica de cada turma. “O professor tem a liberdade para organizar um plano de aula como ele achar melhor, a partir da sua criatividade e necessidade dos estudantes”, lembra. Confira o vídeo completo!

Como fazer um plano de aula?

Como construir um plano de aula organizado e eficiente? Essa dúvida é bastante comum até entre professores mais experientes. Portanto, seguir alguns tópicos básicos ajuda na hora de definir e adaptar um conteúdo à necessidade da sala de aula. Segundo a professora e pesquisadora Julia Bittencourt, cada professor deve levar em consideração as características de determinada turma na hora de definir esse planejamento. Neste vídeo, ela aborda as habilidades necessárias para a elaboração e o planejamento de planos de aula e dá exemplos do que não pode faltar na hora de montar esse material. Continue lendo e assista ao vídeo. 

Veja mais:

Conheça todos os planos de aula do portal do Instituto Claro

Especial métodos pedagógicos

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Ensino online: Instituto Claro disponibiliza material para alunos e professores

Conteúdos foram criados para guiar a aprendizagem em tempos de quarentena

há 4 anos
Notícias

Instituto Claro lança websérie de métodos pedagógicos

Em vídeos, educadoras explicam cinco pedagogias presentes no Brasil

há 2 anos
Notícias

100 anos de Paulo Freire: Instituto Claro lança especial multimídia

Material aborda trajetória do patrono da educação brasileira e repercute sua pedagogia na atualidade

há 3 anos
Notícias

Conexão Voluntária apoia situação emergencial em Petrópolis (RJ) e Espírito Santo

Doações podem ser feitas nos postos de coleta e via pix da Ação da Cidadania

há 4 semanas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.