O distanciamento social, recomendado por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19) e que resultou na suspensão das aulas presenciais, trouxe novos desafios ao cenário educacional. Para os docentes, como seguir instruindo, sem a presença física, que facilita na hora de tirar dúvidas, aproxima e estabelece os caminhos a serem seguidos? Para os vestibulandos, como selecionar o que é relevante e que materiais usar para estudar?

Pensando nisso, o Instituto Claro, junto da sua equipe de profissionais da educação que já produziam sugestões de planos de aula aos professores, preparou uma série de conteúdos moldados para o aprendizado online. São eles os “Planos de aula com conteúdo para o ensino remoto”, voltados aos professores, e “Roteiros de estudo”, com guias para os alunos dos anos finais do ensino médio e demais vestibulandos estudarem em casa temas importantes para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Planos de aula com conteúdo para o ensino remoto

Nesse material, o professor encontra maneiras de abordar conteúdos do currículo escolar por meio de assuntos que estão presentes no dia a dia das manchetes de jornais. São eles:

a atuação dos blocos econômicos;
o conceito de microrganismos e a importância da higiene pessoal como prevenção;
o que são as organizações internacionais e quais seus objetivos;
reflexões sobre ciência e saúde pública sob o tema vacina, soro e plasma.

Todos estão estruturados pensando em uma aula remota, com sugestão de aplicação por plataformas digitais, como Jitsi Meet, Anchor e Google Classroom. Para cada ferramenta, há uma ideia de atividade de condução.

Roteiros de estudo

Já na nova seção “Roteiros de estudo”, do canal de Educação, os alunos dos anos finais do ensino médio e demais vestibulandos encontram os guias “estudar em casa” sobre temas importantes para os principais vestibulares do país,  como:

a estrutura de uma boa redação,
escolas literárias,
a gripe espanhola;
as reais consequências das pandemias para a saúde individual e coletiva das pessoas.

Partindo de perguntas sobre os assuntos propostos, que pretendem nortear o raciocínio logico, o conteúdo apresenta textos e vídeos e algumas propostas de atividades, além de trazer questões de vestibulares para treinar e material complementar. Outro item importante dos roteiros é o “Treinando seus conhecimentos!”, que indica como fazer fichamentos e mapas mentais.

Mais roteiros para estudar em casa serão publicados já a partir da próxima semana, e a seção continuará a ser atualizada contemplando outros temas importantes para as provas de ingresso das principais universidades brasileiras. Fique atento!

Retificação: substituímos a indicação de “conteúdo para Educação a Distância (EaD)”, utilizada anteriormente, para “conteúdo para o ensino remoto”. Ainda assim, ressaltamos que o material e as sugestões de ferramentas de comunicação propostos também podem ser utilizados para compor o ensino na modalidade a distância.

Atualizada em 24/8/2020 às 15h52.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Conectividade na Educação: Instituto Claro é parceiro de projeto para fomentar internet nas escolas

Mapa lançado esta semana pretende dar visibilidade sobre redes estadual e municipal

há 3 semanas
Notícias

Claro se junta a empresas e entrega 6 usinas de oxigênio no Amazonas

Iniciativa pode atender cerca de 90 leitos de UTI em cinco municípios

há 2 meses
Notícias

Após semana imersiva, 9ª edição do Campus Mobile divulga seus finalistas

Próxima fase do programa terá mentorias para conclusão dos protótipos

há 3 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.