Aprender sobre os biomas brasileiros é fundamental para a compreensão da diversidade ambiental que compõe o nosso país. Cada bioma possui características únicas de fauna, flora, hidrografia e clima, desempenhando um papel singular na manutenção do equilíbrio ecológico não apenas do Brasil, mas também do planeta.

Além disso, ensinar sobre biomas brasileiros também ajuda a conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental e da biodiversidade destes espaços, contribuindo para práticas responsáveis de proteção de recursos naturais.

Veja abaixo seis planos de aula para ensinar estudantes do ensino fundamental sobre cada um dos biomas do nosso país: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

Amazônia

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, com rica biodiversidade e papel crucial na regulação climática global. Possui extensa rede hidrográfica, incluindo o rio Amazonas, o maior em volume de água do mundo. O plano de aula tem como objetivo apresentar as principais características desse bioma, como clima, relevo, hidrografia, fauna e flora. Além disso, ajuda  na reflexão sobre questões como o desmatamento e a relevância mundial dessa região.

Caatinga

Bioma exclusivamente brasileiro, é caracterizado por clima semiárido, com chuvas irregulares e secas prolongadas. Apresenta vegetação adaptada à escassez de água, como cactos, arbustos e árvores de pequeno porte. A fauna é diversificada, com animais adaptados à aridez, como alguns répteis, aves e mamíferos. Esta sequência didática foi dividida em três aulas de 50 minutos e abrange elementos essenciais, como clima, relevo, hidrografia, fauna e flora.

Pampa

É um bioma com vegetação rasteira, campos abertos e poucas árvores. De clima temperado – com invernos rigorosos e verões quentes – conta com uma biodiversidade que inclui aves e mamíferos. Porém, segundo o professor do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Eduardo Vélez-Martin, o avanço da soja, pecuária intensiva e mineração colocam a preservação do Pampa em risco. O plano de aula ajuda a abordar com os alunos os elementos e desafios desse bioma.

Mata Atlântica

Bioma de floresta tropical caracterizado por árvores altas, densa vegetação de arbustos e plantas que utilizam outras como apoio (epífitas). Possui também clima quente e úmido, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano. A sua biodiversidade inclui espécies como a onça-pintada e o mico-leão-dourado. O plano de aula apresenta as características principais da Mata Atlântica e questões relacionadas à sua preservação.

Pantanal

Conhecido por ser a maior área alagada contínua do mundo, este bioma está localizado no Centro-Oeste e apresenta variedade de ecossistemas, incluindo áreas inundadas, savanas e matas ciliares. O plano de aula engloba temas importantes a serem trabalhados com a turma, como clima, relevo, hidrografia, vida animal, queimadas e preservação do Pantanal.

Cerrado

É caracterizado por uma estação seca prolongada e outra chuvosa. Ocupa cerca de 23% do território nacional. Sua vegetação é diversa, com árvores baixas, arbustos e gramíneas resistentes ao fogo. Este plano de aula apresenta à turma as principais características do Cerrado e ajuda na reflexão sobre como preservá-lo para as gerações futuras.

Veja mais:

Ensino sobre semiárido brasileiro deve evitar estereótipos vinculados à seca, alertam especialistas

6 livros para explicar os biomas brasileiros

Plano de aula – Os domínios morfoclimáticos do Brasil

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

6 livros para explicar os biomas brasileiros

Obras definem características dos ecossistemas, sua importância econômica e influência cultural em cada região

há 4 anos
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 1 mês
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 1 mês
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.