Conteúdos
Este plano de aula para os anos iniciais do ensino fundamental objetiva apresentar as características principais da Amazônia, como, clima, relevo, hidrografia, fauna e flora, refletindo sobre questões como o desmatamento e a relevância mundial da Amazônia.
● Ecossistemas e biomas;
● Clima da Amazônia;
● Relevo da Amazônia;
● Hidrografia da Amazônia;
● Vida animal presente na Amazônia;
● Vida vegetal presente na Amazônia;
● Desmatamento; e
● Relevância mundial da Amazônia.
Objetivos
● Conhecer as características principais da Amazônia; e
● Refletir sobre questões como o desmatamento e a relevância mundial da Amazônia.
Veja mais planos de aula:
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Palavras-Chave:
Geografia. Ciências. Ecossistemas. Biomas. Amazônia.
Ano:
2º e 3º anos do Ensino Fundamental
Sugestão de aplicação para o ensino remoto:
As sugestões estão organizadas em tópicos com uma breve explicação de cada recurso.
● Jitsi Meet: é um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via Internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas, não há necessidade de criar uma conta, você poderá acessar através do seu navegador ou fazer o download do aplicativo, disponível para Android e iOS.
Trabalhando com essa ferramenta, é possível:
– Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;
– Convidar usuários para uma videoconferência por meio de um URL simples e personalizado;
– Editar documentos simultaneamente usando Etherpad (editor de texto on-line de código aberto);
– Trocar mensagens através do bate-papo integrado;
– Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela;
– Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.
● Gravação de videoaula usando o Power Point: o PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, assim, os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz. Veja um guia.
● Envio de Podcast aos alunos: podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os enviados pelo Whatsapp). Podem ser utilizados para narrar uma história, para correção de atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o app Anchor, que pode ser baixado no seu celular. Ele é muito fácil e simples de utilizar.
● Plataforma Google Classroom: permite a criação de uma sala de aula virtual. Essa ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos, para que acessem a sala. Nesse ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades, etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a construção de formulários (Google Forms) para serem realizados pelos alunos.
Sugerimos aulas com até 30 minutos de duração. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar os alunos. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.
Previsão para aplicação:
5 aulas (30 min/aula)
Proposta de Trabalho:
A sugestão é que, por meio de uma aula on-line síncrona, que pode acontecer com o uso da plataforma Jisti Meet, você faça uma primeira conversa com a turma, com o objetivo de que as crianças levantem suas hipóteses acerca da Amazônia. A ideia é que a você atue como mediadora, podendo fazer perguntas que estimulem o debate (por exemplo: Será que na Amazônia faz frio ou calor? Que animais vivem lá?).
Anote (ou registre de alguma outra forma) os pontos trazidos pelos alunos, para debater com eles ao final do estudo que será realizado ao longo das próximas aulas.
1ª Etapa: Ecossistemas e biomas – o que são?
Faça uma exposição, utilizando a ferramenta de compartilhamento de tela do seu computador, demonstrando aos alunos que, embora bioma e ecossistema sejam conceitos diferentes, eles estão intimamente relacionados, uma vez que:
a) Os ecossistemas são formados pela interação de organismos vivos com os ambientes físicos (clima, relevo e vegetação, por exemplo).
b) Os biomas são formados por conjuntos de ecossistemas de características similares e, de maneira geral, têm um tipo de vegetação dominante.
c) No Brasil, há uma diversidade bastante significativa de climas e relevo, bem como de tipos de vida animal e vegetal. Em razão dessa grande diversidade, o território nacional conta com 6 (seis) biomas:
• Amazônia;
• Caatinga;
• Cerrado;
• Mata Atlântica;
• Pampa; e
• Pantanal.
Como atividade complementar (e opcional), você pode recomendar que seus alunos assistam à série “Guardiões da biosfera”.
Acesso em 18 de abril de 2021.
d) Neste momento, o objeto de estudo será a Amazônia, com todas as suas particularidades e belezas. Vamos lá?
2ª Etapa: Clima da Amazônia
Acerca do clima da Amazônia, converse com seus alunos, em aula on-line síncrona, destacando os seguintes pontos:
a) Na Amazônia, o clima é equatorial; e
b) Como características principais do clima da região, podemos dizer que é quente e úmido.
3ª Etapa: Relevo da Amazônia
Quanto ao relevo da Amazônia, é importante dizer que são encontradas na região três principais formas de relevo, quais sejam:
a) Planícies – áreas inundadas pelos rios;
b) Planaltos – regiões serranas; e
c) Depressões – regiões das depressões norte e sul amazônicas.
4ª Etapa: Hidrografia da Amazônia
No que diz respeito à hidrografia da Amazônia, é importante que você destaque que:
a) A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo, tendo o maior volume de água doce do planeta.
b) Um dos rios principais dessa bacia é o Rio Amazonas, que resulta do encontro dos rios Negro e Solimões.
c) Além do Brasil, a Bacia Amazônica se estende por outros sete países:
• Bolívia;
• Colômbia;
• Guiana
• Guiana Francesa;
• Peru
• Suriname; e
• Venezuela.
d) Os principais usos da Bacia Amazônica são:
• Abastecimento de cidades e populações ribeirinhas;
• Navegação (transporte de pessoas e mercadorias);
• Pesca; e
• Turismo.
5ª Etapa: Fauna – a vida animal presente na Amazônia
Acerca da fauna amazônica, é interessante conversar com seus alunos sobre os animais mais comuns da região, mostrando imagens, por meio do recurso de compartilhamento de tela do seu computador, e discutindo as impressões da turma sobre cada um deles.
a) Uacari-branco
b) Onça-pintada
c) Peixe-boi-da-Amazônia
d) Boto
e) Picarucu
f) Araçati-mulato
g) Saí-andorinha
h) Arara-Canindé
i) Jacaretinga
j) Harpia
k) Anta
6ª Etapa: Flora – a vida vegetal presente na Amazônia
Sobre a flora da Amazônia, devem ser destacados os seguintes pontos:
a) A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo.
b) De acordo com levantamentos realizados pelo Ministério do Meio Ambiente, crescem na Amazônia 2.500 (duas mil e quinhentas) espécies de árvores e 30.000 (trinta mil) espécies de plantas.
c) A samaúna é uma das plantas que se destaca na região, por seu tamanho impressionante (atinge até 50 metros de altura e 2 metros de diâmetro), bem como pelo fato de que a sua madeira tem grande valor comercial.
d) Algumas outras plantas que se destacam na região são:
• Guaraná
- Cupuaçu
- Cacau
- Mogno
- Seringueira
- Vitória-régia
7ª Etapa: Desmatamento
Para tratar com a turma sobre o desmatamento que ocorre sistematicamente na Amazônia, a sugestão é mostrar a eles imagens que apresentem o contraste entre as áreas preservadas e as áreas desmatadas, aproveitando o ensejo para discutir com eles de que forma podemos contribuir para a redução de danos no meio ambiente, até mesmo com pequenas mudanças de hábito.
8ª Etapa: Relevância mundial da Amazônia
A relevância mundial da Amazônia é tamanha que ela foi reconhecida, no início dos anos 2000, como patrimônio da humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Outra demonstração dessa relevância encontra-se no fato de haver diversas iniciativas ao redor do mundo pela proteção da fauna e flora da região amazônica.
Discuta com seus alunos este assunto, dando ênfase à contradição existente entre a forma como o Brasil atualmente trata sua principal floresta e o fato de haver um olhar internacional voltado ao cuidado da Amazônia.
9ª Etapa: Propostas de atividades
Sugerimos a aplicação de uma atividade coletiva interdisciplinar, nos seguintes moldes:
• Passo 1 – Após as conversas sobre a fauna da Amazônia, vamos pedir que cada criança vote no animal que mais gostou. Para isso, é possível criar um Quiz utilizando o Google Formulários. A votação também pode ser aberta, com cada um falando o animal que mais gostou;
• Passo 2 – Conforme os dados vão sendo trazidos pelas crianças, a professora vai montando um gráfico de barras; e
• Passo 3 – Ao final do levantamento, ter-se-á um gráfico demonstrativo das preferências da turma, e a interpretação dos dados pode ser alvo de uma roda de conversas on-line.
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes
Adaptação para o ensino remoto elaborada pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan
Materiais Relacionados
Para organizar o seu trabalho e saber mais:
• Bioma – Amazônia
Acesso em: 11 de março de 2021.
• Ecossistema Amazônia
Acesso em: 24 de março de 2021.
• Biomas e ecossistemas brasileiros – Floresta Amazônica
Acesso em: 11 de março de 2021.
• Bioma Amazônico – introdução aos biomas do Brasil
Acesso em: 24 de março de 2021.
• Viagem pela Floresta Amazônica
Acesso em: 24 de março de 2021.
• Curiosidades sobre a Floresta Amazônica
Acesso em: 11 de março de 2021.
• Para que serve a Amazônia?
Acesso em: 24 de março de 2021.
• Por que falar da importância da Floresta Amazônica para crianças?
Acesso em: 24 de março de 2021.