Conteúdos

Este plano de aula apresenta uma visão geral do bioma brasileiro Pantanal, tratando de seu clima, seu relevo e sua hidrografia, bem como das vidas animal e vegetal presentes nesse ecossistema.

● Ecossistemas e biomas;
● Clima do Pantanal;
● Relevo do Pantanal;
● Hidrografia do Pantanal;
● Vida animal presente no Pantanal;
● Vida vegetal presente no Pantanal; e
● Queimadas e preservação do Pantanal.

Objetivos

  • Conhecer as características principais do Pantanal; e
  • Refletir sobre questões relacionadas às queimadas e à preservação do Pantanal

Palavras-Chave:

Geografia. Ciências. Ecossistemas. Biomas. Pantanal.

Ano:

2º e 3º anos do Ensino Fundamental.

Previsão para aplicação:

3 aulas (50 min/aula).

Proposta de trabalho:

A sugestão é que você faça uma primeira conversa com a turma, com o objetivo de que os alunos levantem suas hipóteses acerca do Pantanal. A ideia é que você atue como mediadora, podendo fazer perguntas que estimulem o debate (por exemplo: O que vocês sabem sobre o Pantanal? Onde fica o Pantanal? Será que no Pantanal faz frio ou calor? Que animais vivem lá?).

Anote (ou registre de alguma outra forma) os pontos trazidos pelos alunos, para debater com eles ao final do estudo que será realizado ao longo das três próximas aulas.

 

1ª Etapa: Ecossistemas e biomas – o que são?

Faça uma exposição para os alunos demonstrando que, embora bioma e ecossistema sejam conceitos diferentes, eles estão intimamente relacionados, uma vez que:

a) Os ecossistemas são formados pela interação de organismos vivos com os ambientes físicos (clima, relevo etc);

b) Os biomas são formados por conjuntos de ecossistemas de características similares e, de maneira geral, têm um tipo de vegetação dominante;

c) No Brasil, há uma diversidade bastante significativa de climas e relevo, bem como de tipos de vida animal e vegetal. Em razão dessa grande diversidade, o território nacional conta com 6 (seis) biomas:
● Amazônia;
● Caatinga;
● Cerrado;
● Mata Atlântica;
● Pampa; e
● Pantanal.

d) Neste momento, o objeto de estudo será o Pantanal, com todas as suas particularidades e belezas. Vamos lá?

2ª Etapa: Clima do Pantanal

Acerca do clima do Pantanal, converse com seus alunos, destacando os seguintes pontos:

a) O clima tropical é predominante na região; e

b) A região é marcada por duas estações bem definidas: uma quente e úmida (verão) e outra fria e seca (inverno).

3ª Etapa: Relevo do Pantanal

Quanto ao relevo, é importante dizer que o Pantanal está localizado em uma área de planície, rodeada por planaltos. E por isso que 80% do bioma fica alagado, na época de chuvas.

4ª Etapa: Hidrografia do Pantanal

No que diz respeito à hidrografia do Pantanal, é importante que você destaque que:

a) A água que se acumula na planície forma diversas áreas alagadas: baías, brejos, lagoas e pântanos, que se interligam aos rios que cortam a região; e

b) A região integra a bacia hidrográfica do Rio Prata, e alguns dos seus mais importantes rios são: Rio Cuiabá, Rio Taquari e Rio Paraguai.

5ª Etapa: Fauna – a vida animal presente no Pantanal

Acerca da fauna do Pantanal, é interessante conversar com seus alunos sobre os animais mais comuns da região, mostrando imagens e expondo as impressões da turma sobre cada um deles.

a) Ariranha

b) Capivara

c) Cervo-do-Pantanal

d) Dourado

e) Jacaré

f) Morcego

g) Onça-pintada

h) Pacu

i) Pintado

j) Tuiuiú

6ª Etapa: Flora – a vida vegetal presente no Pantanal

Sobre a flora do Pantanal, devem ser destacados os seguintes pontos:

a) Há, o Pantanal, cerca de 2 mil espécies vegetais;

b) Observa-se arbustos, assim como vegetação aquática e florestas densas;

c) A maior parte da vegetação da região é originária de outros biomas, sendo muito raras as espécies exclusivas desse ecossistema; e

d) Algumas outras plantas que se destacam na região são:

● Aguapé

● Camalote-da-meia-noite

● Palmeira Carandá

● Salvinia

● Vitória-régia

7ª Etapa: Queimadas e preservação do Pantanal - proposta de atividade

As queimadas no Pantanal são, infelizmente, um tema frequente nos noticiários. Para abordar esse assunto com a turma, a sugestão é que vocês assistam coletivamente ao vídeo “Fogo no Pantanal”, indicado no início deste plano de aula. Caso a escola não tenha uma estrutura que permita que o vídeo seja assistido coletivamente, peça que os alunos assistam em casa.

Depois disso, você deve mediar uma roda de conversa sobre o assunto, em que vocês podem debater as causas e as consequências das queimadas, pensando especialmente nas espécies animais e vegetais que vivem nesse ecossistema. De que maneira o Estado e os cidadãos podem contribuir para a preservação do Pantanal?

Bom trabalho!

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

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Biomas brasileiros: Pantanal – Guia do estudante
Acesso em: 19 de dezembro de 2022.

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Acesso em: 19 de dezembro de 2022.

Ep.02: Bioma – Pantanal – Point da Ciência
Acesso em: 19 de dezembro de 2022.

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Acesso em: 19 de dezembro de 2022.

Pantanal | Biomas do Brasil | Ep.1 – Paulo Jubilut
Acesso em: 19 de dezembro de 2022.

Pantanal | Biomas do Brasil | Ep.2 – Paulo Jubilut
Acesso em: 19 de dezembro de 2022.

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