Conteúdos

Este plano de aula traz uma visão geral do bioma brasileiro Cerrado, tratando de seu clima, seu relevo e sua hidrografia, bem como a fauna e a flora deste bioma.

Objetivos

  • Conhecer as principais características do Cerrado; e
  • Refletir sobre as questões de preservação do Cerrado.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Ecossistemas e biomas;
  • Clima do Cerrado;
  • Relevo do Cerrado;
  • Hidrografia do Cerrado;
  • Vida animal presente no Cerrado;
  • Vida vegetal presente no Cerrado; e
  • Preservação do Cerrado. 

Palavras-chave:

Geografia. Ciências. Ecossistemas. Biomas. Cerrado. 

Previsão para aplicação:

      4 aulas (50 min/aula).

Proposta de trabalho:

Professor(a), para a aplicação desse plano, sugiro a seguinte distribuição dos conteúdos:

As etapas 1 a 3 podem ser trabalhadas em uma mesma aula com 50 minutos de duração.

Minha sugestão é iniciar o tema com perguntas instigantes aos alunos, tais como: O que é ecossistema? O que é um bioma? Quais os biomas brasileiros? Como podemos diferenciar um bioma do outro? O que determina as características de cada um deles?

Você pode anotar as respostas dos alunos na lousa para posterior análise, construção de um resumo coletivo e registro no caderno.

Em seguida, sugiro uma exposição dialogada sobre os conceitos abordados nas perguntas.

É preciso deixar claro para os alunos as diferenças e semelhanças entre ecossistemas e biomas. E o quanto o clima, o relevo e a hidrografia contribuem para as peculiaridades dos biomas, a formação de sua flora e fauna característica.

Você pode usar slides para tal apresentação e também o Google Earth para os alunos visualizarem as características do Cerrado.

Para as etapas 4 e 5 – que podem ser aplicadas em duas aulas de 50 minutos de duração cada –, sugiro que você, professor(a), desenhe um grande mapa do Brasil em papel pardo junto com os alunos.

Solicite aos alunos que pintem apenas os estados brasileiros onde há o Cerrado. Leve desenhos de animais e plantas característicos desse bioma impressos em preto e branco (ou solicite como lição de casa aos alunos como forma de pesquisa) e, em aula, pinte com os alunos e peça para que colem no mapa, na região que representa o Cerrado.

Você pode fazer esse mapa exclusivo para este bioma ou como atividade de fechamento sobre todos os biomas brasileiros (planos de aula também disponíveis no site).

Reserve uma aula para a etapa 7, na qual sugiro um debate inicial questionando os alunos se eles sabem o conceito de impacto ambiental e quais impactos trazem maior prejuízo para o Cerrado.

Em seguida, assista com os alunos aos dois episódios da série “Guardiões da Biosfera”, sugerido no tópico de sugestões de vídeos deste plano de aula, retomado o debate inicial após o filme.

A depender da idade dos alunos, é possível trabalhar também a questão das aldeias indígenas e do garimpo ilegal, ampliando os conhecimentos abordados.

Ao final, sugiro refletirem ações que nós, enquanto indivíduos, escola e comunidade, podemos tomar para ajudarmos na preservação do Cerrado.

Bom trabalho!

1ª Etapa: Ecossistema e bioma

Ecossistema é formado pela interação de diferentes comunidades de seres vivos, ou seja, de espécies diferentes, com fatores não vivos ao seu redor, como o solo, a água e o clima.

E como bioma podemos entender como a maior unidade ecológica, ou seja, um bioma é o conjunto de diferentes ecossistemas com características semelhantes.

2ª Etapa: Clima do Cerrado

O clima no Cerrado apresenta duas estações bem definidas:

  1. Verões chuvosos: que ocorrem de outubro a março, com temperatura média de 18ºC.
  2. Invernos secos: sem geadas, com estiagem rigorosa de setembro a outubro, podendo persistir por mais tempo em algumas regiões do Brasil. Em julho, este bioma apresenta queimadas naturais e também ocasionadas pela ação do homem.

3ª Etapa: Relevo do Cerrado

É um imenso planalto ou chapadões, com relevo plano ou pouco ondulado.

Chapada veadeiros
Chapada dos Veadeiros – Cerrado (crédito: Wikipedia)

4ª Etapa: Hidrografia do Cerrado

Considerado o “berço das águas”, é no Cerrado que nascem os rios que formam as principais bacias hidrográficas do continente sul-americano, como: o Velho Chico, o rio Araguaia, o manancial Parnaíba, e também as bacias dos rios Xingu e Tapajós, na área de transição entre a Amazônia.

5ª Etapa: Fauna do Cerrado

Certamente um dos animais símbolo do cerrado é o lobo-guará, mas este bioma possui fauna muito diversa, sendo o terceiro mais biodiverso dos biomas brasileiros.

No Cerrado, podemos encontrar: onça pintada, tatu canastra, veado mateiro, macaco prego, gato do mato, tamanduá bandeira, lontra, paca, queixada, aproximadamente 864 espécies de aves, 180 de répteis, 210 de anfíbios e 1,2 mil de peixes além dos insetos.

lobo-guará
Lobo-guará (crédito: Nation Geographic Brasil)

6ª Etapa: Flora do Cerrado

Quando pensamos nas plantas do Cerrado, certamente nos vêm à mente árvores baixas e com troncos tortos.

O Cerrado é a savana mais biodiversa do mundo, com mais de 12 mil espécies de vegetais catalogados, sendo um quarto dessas espécies exclusivas desse bioma.

Devido ao clima seco no inverno, as plantas possuem algumas adaptações, como raízes muito profundas e até sofrem queimadas naturais, para evitar perda de água.

Como exemplos da flora do Cerrado, podemos citar: pequi, buriti, capim dourado, jatobá, baru e coco babaçu.

pequi
(crédito: Cerratinga)

7ª Etapa: Impactos ambientais e preservação

Um impacto ambiental é qualquer interferência que prejudique o ambiente e qualquer população de organismos que ali vivem.

Infelizmente, devido ao crescimento populacional e urbanização, o desmatamento ocorre em grande escala em nosso país, e no Cerrado não poderia ser diferente.

Além de ser o maior produtor de soja e carne do Brasil – essa produção gera grande desmatamento e outros impactos ambientais resultantes do agronegócio –, o Cerrado também sofre com o garimpo ilegal em seus rios, o que provoca grande erosão e contaminação das águas e do solo por mercúrio.

Plano de aula elaborado pela prof.ª dr.ª Nathalie Lousan.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Monge.

Materiais Relacionados

  • Para ler mais sobre o Cerrado:

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade  

Acesso em: 24 de julho de 2023.

Sugestões de vídeos:

  1. #Cerrado vivo: você conhece o Cerrado? – WWF- Brasil.

Acesso em: 24 de julho de 2023.

  1. Biomas brasileiros: Cerrado – Guia do estudante.

Acesso em: 24 de julho de 2023.

  1. Guardiões da biosfera- Cerrado 01 – MagmaCultural.

Acesso em: 24 de julho de 2023.

  1. Guardiões da biosfera- Cerrado 02 – MagmaCultural.

Acesso em: 24 de julho de 2023.

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