Os acidentes ecológicos em larga escala, as ações do homem sobre os ecossistemas naturais do Brasil e a necessidade de sua preservação justificam um estudo aprofundado dos biomas pelos alunos da educação básica. Uma das marcas do país é a diversidade natural, sendo a Amazônia, caatinga, cerrado, mata atlântica, mata dos cocais, Pantanal, mata de araucárias, mangue e pampas alguns dos principais exemplos.
A seguir, conheça seis livros que ajudam o professor do ensino fundamental II a caracterizar os ecossistemas, sua importância econômica e também a influência de cada um nas suas regiões de origem e ainda trazem informações importantes sobre a fauna, flora, clima e solo. Confira!
Biomas Brasileiros – Como ensinar
Eloci Peres Rios e Miguel Thompson, Melhoramentos, 2013
Voltado para docentes do ensino fundamental II, o livro apresenta conceitos ecológicos, características e as ações do homem sobre a caatinga, Pantanal, Amazônia, cerrado, mata Atlântica e pampas. São destacadas informações como temperatura média, precipitação média anual, tipo de solo, sazonalidade, biomassa e biodiversidade de cada um. Também são sugeridas atividades didáticas, livros, filmes e sites para aprofundar o tema em sala de aula.
Biomas brasileiros: experiências e vivências didáticas
Analucia Bueno dos Reis Giometti, Helen Lemos Bregantin e Luis Fernando Soriano, Editora CRV, 2016
Direcionado ao público do ensino fundamental, principalmente do 5º e 6º ano, o livro conta com atividades de fácil compreensão e páginas em formato de um álbum de figurinhas, estampando sete biomas brasileiros. As figurinhas acompanham o livro.
Dividir para que? – Biomas do Brasil
Nurit Bensusan, Editora mil folhas, 2015
Voltado para estimular a reflexão de crianças e adolescentes para as questões socioambientais, o livro traz informações sobre a Amazônia, a caatinga, o cerrado, a mata atlântica, o Pantanal e o pampa. Também apresenta curiosidades históricas e culturais, como a origem do nome dos biomas, a influência destes na cultura da região e até mesmo os dinossauros que já passaram por cada um desses lugares. A proposta, ainda, é relacionar elementos culturais com as questões ambientais, como a necessidade da conservação.
Coleção Biomas do Brasil
Autores diversos, Editora Harbra, 2013
Dividia em três volumes – Mata atlântica e manguezais; cerrado brasileiro e caatinga – a coleção é escrita por professores da educação básica e voltada para os alunos do ensino fundamental II. Cada volume apresenta as características de um determinado bioma do Brasil, sua fauna, sua flora e sua importância econômica. A finalidade é transmitir aos estudantes os fundamentos sobre as diferentes formações ecológicas existentes no território brasileiro.
Biomas brasileiros
Leopoldo Magno Coutinho, Oficina das Letras, 2017
Escrito pelo ex-professor da Universidade de São Paulo (USP), Leopoldo Magno Coutinho, o livro fundamenta os conceitos que definem um bioma e descreve e caracteriza 16 biomas do Brasil. Também apresenta, de forma didática, informações como clima, solos, flora e fauna de cada um, além de abordar seu funcionamento. É ilustrado com mapas explicativos e fotografias coloridas da fauna e da vegetação características de cada área.
Biomas brasileiros: retratos de um país plural
Casa da Palavra, 2012
A obra foi realizada em parceria com a ONG Conservação Internacional e apresenta um panorama completo sobre biomas nacionais e sua importância global. Os ecossistemas explicados são mata atlântica, Amazônia, Pantanal, caatinga, cerrado, pampas e o bioma marinho. Conta, também, com colaboração de fotógrafos brasileiros e textos de especialistas em ecologia, ciências naturais, preservação e economia. O livro tem duas versões, ambas bilíngues: português-inglês e português-espanhol.
Veja mais:
Plano de aula: Biomas Brasileiros
Crédito da imagem: LeoMercon – iStock