Conteúdos

Este plano de aula trata do gênero textual “tirinhas”, trazendo informações relevantes para a abordagem do tema junto a turmas de ensino fundamental II (anos finais) e/ou ensino médio.

● O que são tirinhas?;
● Linguagem não verbal e mista;
● Interpretação de tirinhas;
● Tirinhas no ENEM;
● Utilizando as tirinhas como instrumento para trabalhos interdisciplinares;

Objetivos

● Compreender as tirinhas, enquanto gênero textual;
● Reconhecer e interpretar textos não verbais e mistos; e
● Relacionar seus conhecimentos prévios com as informações trazidas pelas tirinhas.

Ensine também:

10 tirinhas para trabalhar conteúdos na escola de maneira criativa

6 planos de aula para ensinar gêneros textuais

Elementos da narrativa: narrador, personagens, espaço e tempo

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Gênero textual. Tirinhas.

Série/Ano:

● 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e
● 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min./aula).

Proposta de trabalho:

Neste plano de aula, trataremos das tirinhas enquanto gênero textual, abordando especificamente os pontos que precisam ser considerados para a sua interpretação. Há, ainda, algumas sugestões para o uso de tirinhas em trabalhos interdisciplinares.

Ao final, há uma lista de materiais de apoio, que podem ser utilizados pelo(a) professor(a) para se aprofundar no assunto, bem como podem ser sugeridos aos alunos como material de estudo complementar.

1ª Etapa: O que são tirinhas?

As tirinhas são um gênero textual que se caracteriza pelas histórias curtas, geralmente formadas por três ou quatro quadrinhos.

Usualmente fazendo uso do humor, as tirinhas podem apenas contar uma história mas, por vezes, têm propósitos adicionais, como a crítica social, por exemplo.

Aliando o visual ao verbal, as tirinhas trazem as falas em balões ou em onomatopeias.

2ª Etapa: Linguagem não verbal e mista

As tirinhas têm, portanto, como uma de suas marcas, a utilização de linguagem não verbal e de linguagem mista.

A linguagem não verbal é aquela que se utiliza apenas de imagens, ou signos visuais, para passar a mensagem que pretende, sem a presença de palavras escritas ou faladas.

A linguagem mista, por sua vez, é aquela que conta com uma mistura de linguagem verbal e linguagem não verbal. É o que se tem, por exemplo, nas tirinhas em que há falas dos personagens retratados. Nesse caso, é importante aliar a interpretação das imagens à leitura do texto escrito.

3ª Etapa: Interpretação de tirinhas

Sendo compostas por textos não verbais e mistos, as tirinhas representam um grande desafio, quando falamos em interpretação de texto. E é justamente isso o que costuma ser cobrado, tanto pelo ENEM quanto pelos principais vestibulares do País, quando há a presença de tirinhas nas provas.

Para que esse processo aconteça de forma eficiente e fluida, é muito importante que seja dedicado tempo a analisar, identificar, comparar, compreender e localizar recursos textuais que possam ter papel importante no sentido da mensagem passada (ambiguidades e/ou ironias, por exemplo).

Também é essencial que se observe a tirinha levando em consideração a conjuntura histórica atual e/ou retratada. Muitas vezes, esse gênero textual aparece em um contexto multidisciplinar, sendo necessário que o aluno tenha em mente toda a sua bagagem cultural e de conhecimento, que pode ser importante para a correta compreensão da mensagem.

Para retratar este ponto, vejamos o exercício sugerido pela Professora Gisele Garcez, em material publicado no Blog do ENEM:

tirinha enem mafalda
Disponível em: Blog do Enem . (crédito: reprodução). Acesso em: 11 de março de 2022.

4ª Etapa: Tirinhas no ENEM

Quando falamos da prova do ENEM, a observação de alguns aspectos adicionais podem te ajudar muito a ter um bom resultado:

a) Preste muita atenção nos elementos não verbais, pois eles costumam fazer toda a diferença na semântica da tirinha, o que é frequentemente alvo de perguntas na prova;

b) Busque relacionar o tema tratado com os seus conhecimentos, especialmente quando a tirinha aparece como texto de apoio para a redação. Identificar o tema que está sendo tratado pela tirinha pode ser essencial para que você se saia bem; e

c) Tirinhas da Mafalda são as mais comuns na prova do ENEM. Prepare-se para a prova lendo algumas delas e buscando identificar qual é a questão abordada. As tirinhas da Mafalda são conhecidas por levantar reflexões e/ou críticas sobre questões sociais, políticas, econômicas e culturais.

5ª Etapa: Utilizando as tirinhas como instrumento para trabalhos interdisciplinares

Levando em consideração as características do gênero textual abordado neste material, o qual é muitas vezes utilizado para estimular a reflexão e/ou fazer críticas sociais, as tirinhas podem ser um instrumento muito interessante também para trabalhos interdisciplinares.

Dependendo da faixa etária da turma e do tema que pretende trabalhar junto com a língua portuguesa, o professor deve selecionar a(s) tirinha(s) mais adequadas.

Vejamos abaixo alguns exemplos e sugestões do uso de tirinhas para a realização de trabalhos interdisciplinares:

Tirinhas de “Calvin e Haroldo” podem ser trabalhadas em sala para o ensino de história
Acesso em: 3 de abril de 2022.

Tirinhas de Mafalda podem ser usadas em aulas de história, geografia, e sociologia
Acesso em: 3 de abril de 2022.

Tirinhas de “Hägar, o Horrível” ajudam a pensar estereótipos vinculados à Idade Média
Acesso em: 3 de abril de 2022.

Tirinhas do ‘Recruta Zero’ ilustram Guerra da Coreia e Guerra Fria nas aulas de história
Acesso em: 3 de abril de 2022.

Níquel Náusea: tirinha brasileira pode ser usada no ensino de biologia
Acesso em: 3 de abril de 2022.

Tirinhas da Turma do Snoopy ajudam a trabalhar atividades socioemocionais
Acesso em: 3 de abril de 2022.

Tirinhas ‘Aline’ ajudam a trabalhar temas em classe que vão além da sexualidade
Acesso em: 3 de abril de 2022.

Tirinha ‘Um Sábado Qualquer’ estimula criticidade e tolerância religiosa
Acesso em: 3 de abril de 2022.

Tiras do Armandinho estimulam debates sobre educação e cidadania em sala de aula
Acesso em: 3 de abril de 2022.

6ª Etapa: Proposta de atividade

Para finalizar, a proposta é que você discuta com os alunos algumas questões com tirinhas que já integraram provas do ENEM. Deixe que eles levantem hipóteses e debatam, fazendo intervenções pontuais para destacar aspectos importantes que eles, eventualmente, tenham deixado de observar.

1) (ENEM)

Mafalda é uma garotinha de seis anos que sempre lança perguntas desconcertantes para os adultos
QUINO, J. L Mafalda. Tradução de Mônica S. M. da Silva, São
Paulo: Martins Fontes, 1988. (crédito: reprodução ENEM)

O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda:
a) revelou desinteresse na leitura do dicionário.
b) tentava ler um dicionário, que é uma obra muito extensa.
c) causou surpresa em sua filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande.
d) queria consultar o dicionário para tirar uma dúvida, e não ler o livro, como sua filha pensava.
e) demonstrou que a leitura do dicionário o desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua
filha.

Resposta: Alternativa D.
Mafalda é uma garotinha de apenas seis anos que está sendo alfabetizada, portanto, não sabe que o livro sobre o qual ela se refere é um dicionário e que o pai queria apenas fazer uma consulta rápida sobre o significado de um vocábulo.

Disponível em: Brasil Escola
Acesso em: 11 de março de 2022.

2) (ENEM)

tirinha mafalda
(crédito: reprodução/ENEM)

A conversa entre Mafalda e seus amigos…
a) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam divergir.
b) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
c) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
d) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
e) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.

Resposta: Alternativa A.
No primeiro quadrinho, a opinião dos dois meninos parecia convergir, ambos acreditavam que a humanidade iria para frente. Contudo, nos quadrinhos seguintes, não houve o consenso entre eles sobre a direção correta, denotando que alguns conceitos são subjetivos e nem sempre apresentam a mesma significação para todas as pessoas e esse seria o fator responsável pela dificuldade da humanidade de caminhar para frente.

Disponível em: Brasil Escola
Acesso em: 11 de março de 2022.

3) (ENEM/2000) Em uma conversa ou leitura de um texto, corre-se o risco de atribuir um significado inadequado a um termo ou expressão, e isso pode levar a certos resultados inesperados, como se vê nos quadrinhos abaixo.

tirinha chico bento enem
(crédito: reprodução/ENEM)

Nessa historinha, o efeito humorístico origina-se de uma situação criada pela fala da Rosinha no primeiro quadrinho, que é:
A) Faz uma pose bonita!
B) Quer tirar um retrato?
C) Sua barriga está aparecendo!
D) Olha o passarinho!
E) Cuidado com o flash!

Resposta: Alternativa D.

Disponível em: Vestibulando Web
Acesso em: 11 de março de 2022.

4) (ENEM/2003)

(crédito: reprodução/ ENEM)

O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda
A) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador.
B) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões.
C) atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”.
D) usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança.
E) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões.

Resposta: Alternativa C.

Disponível em: Vestibulando Web.
Acesso em: 11 de março de 2022.

5) (ENEM/2005)

tirinha enem
(crédito: reprodução/ ENEM)

A situação abordada na tira torna explícita a contradição entre a
A) relações pessoais e o avanço tecnológico.
B) inteligência empresarial e a ignorância dos cidadãos.
C) inclusão digital e a modernização das empresas.
D) economia neoliberal e a reduzida atuação do Estado.
E) revolução informática e a exclusão digital.

Resposta: Alternativa A.

Disponível em: Vestibulando Web.
Acesso em: 11 de março de 2022.

6) (ENEM/2005)

tirinha

(crédito: reprodução/ ENEM)

As tiras ironizam uma célebre fábula e a conduta dos governantes. Tendo como referência o estado atual dos países periféricos, pode-se afirmar que nessas histórias está contida a seguinte ideia:
A) Crítica à precária situação dos trabalhadores ativos e aposentados.
B) Necessidade de atualização crítica de clássicos da literatura.
C) Menosprezo governamental com relação a questões ecologicamente corretas.
D) Exigência da inserção adequada da mulher no mercado de trabalho.
E) Aprofundamento do problema social do desemprego e do subemprego.

Resposta: Alternativa A.

Disponível em: Vestibulando Web.
Acesso em: 11 de março de 2022.

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação pedagógica: profª Drª Aline Monge.

Materiais Relacionados

Gramática | Interpretação de textos: charges e tirinhas
Acesso em: 23 de fevereiro de 2022.

Aula de português: história em quadrinhos e tirinhas
Acesso em: 23 de fevereiro de 2022.

Interpretação textual – Interpretação de charges ou tirinhas ENEM
Acesso em: 23 de fevereiro de 2022.

Linguagem verbal e não verbal | Resumo de português para o Enem
Acesso em: 23 de fevereiro de 2022.

Interpretação de textos não-verbais, tirinhas e charges
Acesso em: 23 de fevereiro de 2022.

Aqui estão 4 dicas para você arrasar na interpretação de tirinhas no vestibular. Vai perder?
Acesso em: 23 de fevereiro de 2022.

Como interpretar tirinhas e charges no vestibular?
Acesso em: 23 de fevereiro de 2022.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.