Como a humanidade evoluiu até resultar no Homo sapiens? É no ensino médio que os alunos são apresentados de forma aprofundada à Teoria da Evolução proposta, por Charles Darwin, que buscou responder a essa questão. Seu legado teve como pontos principais a ancestralidade comum e a seleção natural, na qual os organismos melhor adaptados sobrevivem.

A Teoria Evolutiva será ainda importante para os estudantes entenderem de forma contextualizada outros temas da biologia, como o impacto da evolução nos sistemas do corpo humano e o surgimento de superbactérias e sua resistência aos antibióticos. Além disso, o tema dialoga com o Neodarwinismo, que inseriu a genética na explicação sobre os processos evolutivos abordados na teoria da evolução darwinista.

A seguir, confira seis links que trazem sugestões de materiais e atividades para trabalhar a teoria evolutiva com os alunos do ensino médio, incluindo formas de deixar a aprendizagem mais lúdica e significativa.

Reportagem – Pokémon pode ser usado para ensinar vertebrados e teoria evolutiva nas aulas de biologia

O jogo e desenho que virou febre desde os anos 90 trata da evolução de uma maneira diferente da que ocorre no mundo natural, podendo o professor traçar comparação em aula entre ambas. “Em Pokémon, a evolução ocorre, na maioria das vezes, quando o monstro atinge um determinado nível. A evolução, nesse caso, é de caráter individual e significa tornar-se melhor”, explica o professor do Laboratório de Genética Marinha e Evolução da Universidade Federal Fluminense (UFF) Edson Pereira da Silva.

“A teoria evolutiva darwinista, ao contrário, descreve a evolução como um fenômeno populacional, no qual a variação entre indivíduos de uma mesma população pode tornar-se variação entre diferentes populações e espécies ao longo do tempo e do espaço”, diferencia. Confira a reportagem!

Reportagem – Níquel Náusea: tirinha brasileira pode ser usada no ensino de biologia

Níquel Náusea é uma tirinha do cartunista brasileiro Fernando Gonsales lançada no jornal Folha de S. Paulo em 1985. O personagem homônimo é um rato de esgoto que tem como melhor amigo a barata Fliti, que é viciada em inseticida. A tirinha pode ajudar o professor a abordar temas como ancestralidade, adaptação, criacionismo e forças evolutivas – como seleção natural, migração, deriva genética e mutação. Acesse a reportagem!

Reportagem – Clipe ‘Do The Evolution’ nas aulas de biologia

“Do the Evolution” é uma música do grupo estadunidense de rock Pearl Jam e traz em seu videoclipe uma animação sobre a evolução humana e questionamentos sobre o que é evoluir. A produção aborda pontos como origem da vida, das espécies e da humanidade, sendo indicada como conteúdo para educação básica pelo Laboratório de Genética Marinha e Evolução da Universidade Federal Fluminense (UFF). Leia a reportagem completa!

Série de vídeos retrata a evolução do homem até chegar no Homo sapiens

A série “A saga da humanidade” é um especial de 12 vídeos gratuitos foi elaborado pelo professor titular do departamento de genética e biologia evolutiva da Universidade de São Paulo (USP), Walter Alves Neves, para o Canal USP. Na produção, o docente apresenta os pontos principais do caminho trilhado entre o ancestral comum ao homem e aos chimpanzés até o aparecimento do Homo sapiens, 200 mil anos atrás. Confira os vídeos!

Plano de aula – Neodarwinismo

Voltado para o ensino médio, esse plano de aula tem como objetivo abordar como os seres vivos estão sujeitos a transformações ao longo do tempo e explicar as relações de origem entre eles e o ambiente em que vivem. Acesse o plano de aula!

Podcast – Biologia evolutiva é abordada em livro online e gratuito

A Evolução é um tema importante para compreender outros fenômenos biológicos, incluindo os sistemas do corpo humano, como o nervoso e o imunológico. Abordar a biologia de maneira contextualizada dentro da ótica evolutiva é o objetivo do livro online e gratuito “Ensino de Biologia: Uma perspectiva evolutiva”. Em entrevista para o Podcast do Portal de Educação do Instituto Claro, o doutor em genética e biologia molecular pelo Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Gilberto Cavalheiro Vieira explica a obra. Ouça o podcast!

Veja mais:

5 atividades mão na massa para ensinar biologia

Ensino interdisciplinar de biologia e química amplia compreensão dos alunos sobre questões do cotidiano

Biologia com geografia: abordagem interdisciplinar pode tratar do ciclo da água e impacto das enchentes

Talvez Você Também Goste

Notícias

Tirinha explica para crianças e adolescentes como insetos aquáticos povoam riachos

“Ciclos” é iniciativa do biólogo e pesquisador Luciano Queiroz e do cartunista Marco Merlin

há 7 anos
Notícias

Série de vídeos retrata a evolução do homem até chegar no Homo sapiens

“A saga da humanidade” é dividida em 12 partes e está disponível gratuitamente pela internet

há 8 anos
Notícias

Veja 4 roteiros de estudos sobre agentes causadores de doenças

Conteúdos abordam enfermidades desencadeadas por bactérias, fungos, vírus e vermes

há 11 meses
Notícias

Conheça 14 roteiros de estudos sobre seres vivos para indicar aos alunos

Materiais para estudar em casa abordam dos organismos mais simples até os mamíferos

há 2 anos

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.