A psicologia analisa o bullying a partir de suas diferentes abordagens teóricas, que contribuem para a compreensão das relações entre quem agride e quem é alvo das agressões.
Pelo viés da psicanálise, o bullying pode ser entendido como uma expressão de conflitos internos, muitas vezes inconscientes. Nesse contexto, o agressor costuma projetar no outro aspectos de si que rejeita ou teme.
A psicologia histórico-cultural, baseada nos estudos de Lev Vygotsky (1896–1934), costuma entender o comportamento agressivo do bullying não como um traço isolado do indivíduo, mas como produto das práticas sociais e da forma como papeis e vínculos se organizam no ambiente escolar.
Por sua vez, a psicologia analítica, desenvolvida por Carl Gustav Jung (1875–1961), pode interpretar o agressor como alguém que age a partir de conteúdos reprimidos que ganham força por meio do arquétipo da sombra — aquilo que o indivíduo recusa reconhecer em si mesmo.
A seguir, confira seis links de vídeos e produções acadêmicas que aprofundam a análise do bullying sob o olhar dessas três correntes da psicologia.
O que é bullying? E por que toma essa dimensão tão grande com as redes sociais?
A psicanalista Maria Homem analisa os mecanismos psíquicos que sustentam o bullying, discutindo por que tentamos anular o outro ou nos colocamos no papel daquele que pode ser excluído. Também reflete sobre como esse comportamento se manifesta nas redes sociais, relacionando-o à psicologia das massas e à tendência a nos alienarmos quando aderimos às dinâmicas de um grupo.
Para além do bullying
Neste vídeo, a psicanalista Maria Homem discute o bullying não como um ato isolado, mas como repetição de comportamentos presentes em grupos e no ambiente escolar. Analisa como essas repetições revelam estruturas inconscientes e dinâmicas sociais amplas que ultrapassam o ato em si.
O vínculo agressor/vítima em casos de bullying sob a perspectiva da psicologia analítica (2016)
A dissertação de Bárbara Olsen para o Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) analisa o vínculo inconsciente entre agressor e vítima no bullying escolar a partir da psicologia analítica de Jung, que entende que comportamentos são influenciados por conteúdos psíquicos como sombra, persona e projeção. Após revisar pesquisas nacionais sobre bullying, o trabalho usa o filme Klass (2007) para ilustrar como essas relações revelam dinâmicas profundas entre os envolvidos.
Bullying por Christian Dunker
No quadro #FalandonIsso, que propõe uma conversa sobre temas escolhidos através de comentários em seu canal, Dunker analisa o byullying sobre a perspectiva da psicanálise. “Ele pode ser considerado uma brincadeira que se torna patológica. Para a psicanálise, o limite entre o normal e o patológico está na quantidade, não na qualidade”, analisa.
Análise do bullying escolar sob o enfoque da psicologia histórico-cultural (2015)
A partir da perspectiva da psicologia histórico-cultural, que compreende o sujeito em constante construção a partir das relações sociais e dos contextos históricos, os autores Marcos Vinicius Francisco e Renata Maria Coimbra investigaram como seis estudantes do nono ano de duas escolas públicas do interior paulista percebem o bullying e propõem formas de enfrentá-lo. Identificados como vítimas, agressores ou espectadores, os estudantes participaram de entrevistas que estimularam reflexões sobre o tema.
Fatores psicológicos e sociais associados ao bullying (2012)
Neste artigo, o doutor em psicologia escolar e desenvolvimento humano José Leon Crochík analisa como fatores sociais, educacionais e psicológicos se relacionam com o bullying, destacando hierarquias entre alunos, personalidades autoritárias e a ausência de autoridade ou sua presença violenta. A discussão é baseada em dados de pesquisa e fundamentada na teoria crítica da sociedade e na psicanálise.
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