A argumentação em textos também pode ser trabalhada com os alunos tendo o apoio da gamificação. O Portal Escrevendo o Futuro, responsável pela Olimpíada de Língua Portuguesa, oferece dois games para contribuir na melhoria do ensino e aprendizagem de leitura e escrita. As iniciativas apostam em recursos lúdicos para trabalhar essa habilidade e podem ser jogadas em celulares, tablets ou computadores.
No game “Pontos de Vista”, os estudantes são convidados a argumentar sobre temas como questões de gênero, padrões de beleza, fake news, bullying e o papel da política na comunidade. Na sequência, cada jogador precisará tomar decisões frente aos assuntos abordados.
Outra opção é o “Q. P. Brasil: O jogo da argumentação”. Com uma versão em PDF, o jogo de tabuleiro e cartas traz questões polêmicas da atualidade. Nele, cada jogador precisará apresentar argumentos consistentes, sejam eles contrários ou favoráveis, em relação a assuntos cotidianos, principalmente aqueles veiculados nas mídias e redes sociais.
Além dos jogos educativos, o Portal Escrevendo o Futuro ainda oferece outros conteúdos gratuitos online para professores, como materiais didáticos sobre diferentes gêneros textuais, cursos a distância, artigos, reportagens e vídeos.
Veja mais:
Alunos podem trabalhar erros comuns da língua portuguesa com game gratuito
Confira 18 games educativos que podem ser jogados online e customizados por professores e alunos
Mesa redonda estimula argumentação colaborativa dos alunos
Combinar produção de fotos com podcast incentiva argumentação de alunos
Crédito da imagem: Reprodução game “Pontos de Vista”