Brincadeiras fazem parte do universo das crianças e adolescentes, estimulando a socialização, a cognição e também a afetividade entre colegas e com o professor. É por esses e outros motivos que sequências didáticas que se apoiam em elementos lúdicos podem ser bem sucedidas ao promover a aprendizagem de um determinado conteúdo. Assim, elas podem ser chaves na hora de ensinar inglês ou outra língua estrangeira.

Essa ludicidade pode ter efeitos diferentes de acordo com cada etapa de ensino. Facilita, por exemplo, o primeiro contato dos alunos com o idioma durante os anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais, ajuda a ampliar o vocabulário e, no ensino médio, a consolidar o entendimento de diferentes tempos verbais. Confira, a seguir, nove planos de aula que usam jogos, contação de histórias, música e outras atividades prazerosas no ensino desse idioma em diferentes momentos da educação básica.

1. The butterfly life cycle

Esta proposta para o ensino fundamental 1 se utiliza do livro “The Very Hungry Caterpillar”, do escritor norte-americano Eric Carle (1969) para aproximar os alunos dos anos iniciais da sonoridade da língua inglesa. Por meio da contação de histórias, os estudantes conhecerão o conto da lagarta comilona e serão apresentados ao ciclo de vida de uma borboleta.

2. “May I?”: como fazer pedidos de forma educada em inglês

A elaboração coletiva de um mural e um jogo são os artifícios para alunos do ensino fundamental 2 entenderem as formas “mais educadas” de pedir algo em inglês. O quadro confeccionado reunirá os pedidos básicos da rotina de sala de aula e ajudará o professor a ensinar inglês.

3. Diferença entre Will e Going to

Tempos verbais do futuro serão trabalhados com os alunos do ensino médio por meio de dois instrumentos: um cartão com as resoluções de desejos e sonhos que se deseja conquistar ao longo do ano, e outro com tarefas semanais que ajudarão a caminhar para esses objetivos.

4. Jogo de tabuleiro ajuda a trabalhar o present perfect e ensinar inglês aos alunos

O tempo verbal present perfect será ensinado por meio de um jogo de tabuleiro que o professor pode baixar gratuitamente neste plano de aula. O objetivo é que os alunos do ensino médio compreendam os momentos em que o present perfect deve ser empregado, além de ajudar a desenvolver uma fala espontânea.

5. Simple Past e Present Perfect na confecção de um journal

Quais as diferenças desses dois tempos verbais e os melhores momentos para utilizá-los? Essas e outras dúvidas serão sanadas convidando os alunos do ensino médio a produzirem um diário. Além disso, a proposta visa apresentar o gênero literário “journal”.

6. Spelling game como warm-up para uma aula inaugural de inglês

Um primeiro contato amistoso com a língua inglesa é fundamental para aproximar e despertar o interesse dos alunos dos anos iniciais para esse idioma. Assim, este plano de aula utilizar a música “ABC Song” e um jogo de soletrar para ajudar o professor a ensinar inglês e deixar as primeiras experiências com a língua mais divertidas.

7. Dos and don’ts: forma imperativa para regras de convívio na escola

A atividade utiliza mind maps com normas da sala de aula para trabalhar a língua inglesa com os estudantes do ensino fundamental 1. Além de ensinar as formas imperativas dos verbos, o plano de aula sugere o desenvolvimento de regras para a boa convivência em sala de aula entre todos os colegas.

8. Should and could: ensino com música

A música “Misunderstood”, da banda estadunidense Bon Jovi, é usada como ferramenta didática para ensinar inglês e enfatizar o uso correto de certos termos da língua com os alunos do ensino médio.

9. Colours Bingo

Um jogo dinâmico será utilizado para ajudar os aprendizes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental a aprenderem e fixarem os nomes das cores em inglês.

Veja mais:

Nomear objetos em voz alta e sem tradução é eficiente na aprendizagem de inglês

Saiba como planejar atividades introdutórias de inglês

Maioria dos estados estrutura currículos de inglês com foco apenas em gramática

“Intercâmbio virtual” semeia empatia e curiosidade entre alunos de países diferentes

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

7 planos de aula de história para ensinar sobre revoluções

Aulas ilustram processos de transformação social e trabalham senso crítico de alunos

há 2 anos
Notícias

Plataforma online disponibiliza cursos gratuitos de inglês e espanhol

Os interessados podem se inscrever e cursar as modalidades a qualquer momento

há 4 anos
Notícias

Maioria dos estados estrutura currículos de inglês com foco apenas em gramática

Levantamento apontou que somente 9 dos 21 entes federativos incentivam uso do idioma na comunicação

há 4 anos
Notícias

Exposição britânica em homenagem a Harry Potter pode ser acessada online

Saga pode ser utilizada em sala de aula para explorar línguas e conceitos da narrativa

há 6 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.