Conteúdos

– Storytelling
– Ciclo da borboleta
– Vocabulário
– Produção artística

Objetivos

– Assimilação sonora da língua (listening)
– Compreender o ciclo da vida de uma borboleta
– Estimular a criatividade e o trabalho artístico manual

Série/Ano:
1º e 2º anos do ensino fundamental

1ª Etapa: Início de conversa

O aclamado livro The Very Hungry Caterpillar, – do escritor norte americano Eric Carle, foi escrito em 1969, vencedor de inúmeros prêmios e traduzido em mais de 60 línguas – incluindo a língua portuguesa, é considerado um grande clássico da literatura infantil. O objetivo desse plano de aula é apresentar aos estudantes a história da lagarta comilona, assim como levá-los ao entendimento do ciclo de vida de uma borboleta. Além, é claro, da compreensão do conteúdo em língua inglesa – através da contação de histórias e trabalhos manuais.

2ª Etapa: Proposta de atividade

Caso o livro The Very Hungry Caterpillar não esteja disponível na biblioteca onde leciona, o(a) professor(a) poderá retirar na biblioteca pública mais próxima. É possível utilizar a versão traduzida em língua portuguesa (Uma lagarta muito comilona), entretanto, para essa proposta, o(a) professor(a) fará uma tradução simultânea durante a storytelling. Em último caso, com a impossibilidade da aquisição do livro, em inglês ou português, o(a) professor(a) contará com a imaginação e alguns elementos de fácil acesso ao contar a história aos alunos (para buscar inspiração, assista aos vídeos sugeridos na seção “Materiais Relacionados”).

Sugestão:

Para a contação de histórias, tenha em mãos um saco de pano ou uma caixa de papelão – ou outro material, de acordo com a disponibilidade. Dentro do saco/caixa, coloque os elementos presentes no livro The Very Hungry Caterpillar (sol, lagarta, alimentos, frutas, casulo, borboleta etc.). Você pode utilizar objetos disponíveis na escola ou desenhar e recortar em papel colorido (use como exemplo o vídeo disponível na seção “Materiais Relacionados”: vídeo “The Very Hungry Caterpillar story bag”). Feito isso, com a turma sentada em roda, você dará início à storytelling. Lembre-se de verbalizar as palavras com clareza, ressaltando o vocabulário em questão – egg, caterpillar, sun, hungry, food, cocoon, butterfly.

Para complementar:

Caso a escola onde leciona tenha sala de vídeo ou projetor, é possível transmitir a animação do livro “The Very Hungry Caterpillar”.

Professor(a), você poderá finalizar esse momento levantando questões a respeito da história contada. Lembre-se sempre que o aluno é o protagonista do processo de ensino-aprendizagem, faça questionamentos e seja mediador durante esse processo. Deixe disponíveis os objetos utilizados na contação da história para que os alunos possam interagir com eles, relacionando-os ao vocabulário adquirido.

3ª Etapa: The butterfly life cycle

Nessa etapa, os alunos irão produzir o ciclo da borboleta. Para isso, serão necessários alguns materiais:

– pratos de papelão ou círculos recortados em papel cartão/cartolina (um para cada aluno ou para cada dupla);
– canetinhas e/ou lápis de cor;
– massinha de modelar (se possível);
– cola líquida;
– tesoura;
– régua.

O ideal é que cada aluno, ou cada dupla, tenha em mãos os materiais listados acima. Com isso, o que se espera do produto é algo semelhante ao exemplo abaixo:

Fonte: link Butterfly Life Cycle Paper Plate Craft. Acesso em: 26 de julho de 2019.

Os alunos serão incentivados a refletirem a respeito do que o livro The Very Hungry Caterpillar nos conta sobre como a lagarta comilona se transforma em uma linda borboleta. As fases do ciclo da borboleta serão representadas no prato de papelão/círculos recortados através de desenhos. Caso a escola tenha disponível, os alunos poderão fazer uso da massinha de modelar para confeccionarem o casulo e a borboleta, por exemplo.

O(A) professor(a) poderá estimular os estudantes a escreverem os nomes das fases representadas – egg, caterpillar, cacoon and butterfly.

Por fim, cada dupla poderá apresentar seu trabalho para o restante da turma. Depois, poderão montar um mural com as produções.

Materiais Relacionados

1) Vídeo em comemoração aos 50 anos do livro “The Very Hungry Caterpillar”, escrito por Eric Carle. Acesso em: 26 de julho de 2019.

2) Para saber um pouco mais sobre a vida e obra do autor, acesse o site oficial de Eric Carle. Acesso em: 26 de julho de 2019.

3) Animação do livro “The Very Hungry Caterpillar”. Acesso em: 26 de julho de 2019.

4) Storytelling – para se inspirar: vídeo “The Very Hungry Caterpillar story bag”. Acesso em: 26 de julho de 2019.

5) Storytelling – em português: vídeo “Como contar a história ‘uma lagarta muito comilona’ por Fafá conta”. Acesso em: 26 de julho de 2019.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – The Butterfly Life Cycle

Tags relacionadas

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Raquel Santos
Raquel Santos
4 anos atrás

Adorei! Já fiz em sala de aula.

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.