Conteúdos

– Gramática: should and could
– Leitura e interpretação de texto

Objetivos

– Compreender o uso de “should” e “could” na Língua Inglesa
– Exercitar leitura (Reading), escrita (writing) e assimilação sonora da língua (listening)
– Praticar o uso do dicionário

1ª Etapa: Início de conversa

O objetivo desse plano de aula é apresentar aos estudantes os usos dos auxiliares should e could. Para isso, a música “Misunterstood”, do Bon Jovi, será usada como ferramenta didática.

Caberá ao(à) professor(a) sentir o nível da turma em relação a Língua Inglesa, por esse motivo o plano foi desenvolvido pensando em estudantes do Ensino Médio (entende-se que o nível seja avançado, se comparado aos outros ciclos).

2ª Etapa: Sensibilização do tema

O(A) professor(a) irá questionar a turma quanto ao que sabem sobre o tema proposto. Poderá começar perguntando qual a diferença entre should e could. Conforme os alunos forem respondendo e pontuando questões relevantes, o(a) professor(a) poderá tomar nota na lousa. Além disso, poderá acrescentar pontos relevantes, não citados pelos alunos, conforme exemplo retirado do site da English Live:

“Should” pode ser usado:

1. Para expressar algo que é provável.
Exemplos:
“John should be here by 2:00 PM.” (John deve chegar aqui às 14h.)
“He should be bringing Jennifer with him.” (Ele deve estar trazendo a Jennifer com ele.)

2. Para pedir ou dar conselhos.
Exemplos:
“Should we turn left at this street?” (Devemos virar à esquerda nessa rua?)
“You should be getting ready for work.” (Você deveria estar se arrumando para trabalhar.)

3. Para demonstrar obrigação, dar recomendações ou mesmo uma opinião.
Exemplos:
“You should stop eating fast food.” (Você deveria parar de comer em fast food.)
“You should go for walks more often.” (Você deveria fazer caminhadas com mais frequência.)
“We should go to the park tomorrow.” (Deveríamos ir ao parque amanhã.)

“Could” pode ser usado:

1. Para dar uma hipótese ou sugerir uma possibilidade.
Exemplos:
“Whose notebook is this? It could be Nelly’s notebook.” (De quem é esse caderno? Pode ser do Nelly.)
“Could ‘A’ be the answer? It’s definitely not ‘B’ or ‘C.” (A resposta pode ser a letra “A”? Certamente não é “B” ou “C”.)

2. Para fazer um pedido de maneira educada.
Exemplos:
“Could you please move this box?” (Você poderia, por favor, tirar essa caixa?)

Nota: para responder afirmativamente aos pedidos, use “can”.
Exemplos:
“Could you please move this box?” / “I could, but I am really busy right now.”
(Você poderia, por favor, tirar essa caixa? / Eu poderia, mas estou muito ocupado agora.)
“Could you pass that paper?” / “Sure I can.”
(Você poderia me passar aquele papel? / Claro que posso.)

3ª Etapa: Proposta de atividade

Nessa etapa, o(a) professor(a) deverá ter em mãos cópias da letra da música, ou deve escrevê-la na lousa, ou ainda, se possível, projetar a letra para que a turma possa realizar a leitura. Será necessário, também, um aparelho de som (celular, rádio, computador, etc.) para colocar a música para tocar. Os alunos deverão ouvir a música ao mesmo tempo em que leem, seja através da cópia entregue pelo(a) professor(a) ou da projeção na lousa. O objetivo desse exercício é treinar a leitura (Reading) e contribuir com a assimilação sonora da língua (listening).

Feito isso, o(a) professor(a) irá pedir aos alunos que formem duplas ou trios e irá entregar aos grupos um dicionário inglês/português ou inglês/inglês – dependerá da disponibilidade encontrada na escola. Outra opção é acessar o dicionário online (disponível em “Materiais Relacionados”) e realizar buscas coletivamente. Com isso, os grupos irão grifar as palavras desconhecidas a fim de criar um vocabulário e realizar a pesquisa dos significados posteriormente. A troca de informações entre os grupos é importantíssima, pois um poderá contribuir com a criação do vocabulário do outro. O(A) professor(a) poderá caminhar pela sala, passando por todos os grupos, a fim de orientar os estudantes.

Materiais Relacionados

1) Conteúdo relacionado ao uso de should, no site English Page. Acesso em: 31 de outubro de 2018.

2) Conteúdo relacionado ao uso de could, no site English Page. Acesso em: 31 de outubro de 2018.

3) Letra da música “Misunderstood” – Bon Jovi. Acesso em: 31 de outubro de 2018.

4) Dicionário on-line Cambridge. Acesso em: 31 de outubro de 2018.

5) Post Gramática em inglês: como usar should, would, could, do blog da English Live, para auxiliar o(a) professor(a) durante a apresentação da gramática em questão. Acesso em: 31 de outubro de 2018.

6) O vídeo “Como usar sem Erros o Could e Should – E diferença entre Could e Should” poderá entrar como instrumento didático para o(a) professor(a). Acesso em: 31 de outubro de 2018.

Arquivos anexados

  1. Plano de Aula – Should and could

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.