Conteúdos

– Verbo modal “may
– Quadro com os pedidos para rotina escolar nas aulas de inglês
– Jogo para desenvolver habilidade oral “Mother, may I?”

Objetivos

– Explicitar as diferentes conotações da língua inglesa (forma “mais educada” de se dizer algo)
– Elaborar e confeccionar um quadro com os pedidos básicos da rotina de sala de aula
– Desenvolver habilidade oral por meio de atividade lúdica

Série/Ano:
Ensino fundamental (do 6º ao 9º ano)

Materiais:
– Lousa;
– Giz ou canetão;
– Projetor;
– Cartolina;
– Dicionário bilíngue: português-inglês, inglês-português.

Previsão para aplicação:
2 aulas (50 minutos hora/aula)

1ª Etapa: Introdução da atividade

O(A) professor(a) deverá iniciar a aula explicando aos alunos que existem várias formas de pedir permissão em inglês, e que existe uma em especial que soa mais educada: “May I…?”. Assim, deverá elencar alguns pedidos comuns ao ambiente escolar que os alunos dirigem aos professores. Para tal, deverá escrever no quadro, com a ajuda dos alunos, os “combinados” entre eles.

2ª Etapa: Confeccionando o quadro “FOR PERMISSION, USE:”

Nessa etapa, o(a) professor(a) deverá trazer para a sala uma cartolina e algumas figuras pré programadas para construir o quadro com os alunos. Assim, deverá confeccionar um quadro para fixar na parede, para posteriormente tornar-se rotina nas aulas de Inglês. Abaixo, segue um exemplo das permissões comumente concedidas aos alunos:

O quadro que corresponde ao pedido “May I borrow a pencil?” poderá ter desdobramentos. Se os alunos ainda não tiverem visto o vocabulário sobre school supplies, o(a) professor(a) poderá apresentá-lo. Outra alternativa é utilizar esse plano logo após essa matéria ter sido ministrada aos alunos.

Ao final, o(a) professor(a) deverá explicar que esses pedidos são construídos de forma bastante educada e que servem também em outros ambientes. Por exemplo, ao pedir permissão para usar o banheiro na casa de outra pessoa, ao pedir para tirar foto ou filmar alguma pessoa ou situação, ao pedir permissão para os pais em variadas situações, etc.

3ª Etapa: Jogando “Mother, may I?”

Na segunda aula desse plano, com o intuito de exercitar a oralidade, o(a) professor(a) dirá aos alunos que irão utilizar o “May I…?” para participar de um jogo. Assim, os passos da brincadeira deverão ser explicados da seguinte forma:

Passo 1: uma criança representará a mãe e deverá ficar em uma extremidade do espaço, enquanto as outras crianças ficarão na outra;
Passo 2: a mãe deverá decidir a ordem na qual as crianças irão fazer os pedidos.
Passo 3: vence o jogo a criança que conseguir chegar até a mãe e tocar sua mão. Assim, deverão pedir permissão para se aproximar, usando o seguinte vocabulário:

Mother, may I take ___ steps jumping?
Mother, may I take ___ steps rolling?
Mother, may I take ___ steps crawling?
Mother, may I take ___ steps dancing?
Mother, may I take ___ steps singing?

O(A) professor(a) deverá explicar esse passo dando exemplos com gestos dos pedidos acima.
O espaço em branco deverá ser preenchido pelo número de passos que a criança quiser dar para chegar à mãe. Esse número deverá ser de 1 a 10, uma vez que os alunos do ciclo 2 do ensino fundamental já dominam esses numerais.
Passo 4: a “mãe” deverá responder “Yes, you may” ou “No, you may not”. Caso a resposta seja negativa, ela deverá dar outra opção à criança. Por exemplo, se a criança pediu para dar 5 passos dançando, ela poderá trocar por 3 passos rolando.

O vídeo PLAYGROUND WARS! – Mother May I? Game (Kids Favorite) poderá servir para ilustrar a brincadeira. O(A) professor(a) poderá convidá-los a assistir ao vídeo e, durante a exibição, deverá repetir algumas palavras específicas para os alunos entenderem o vídeo em Inglês. Por exemplo, nos três primeiros minutos eles imitam zumbis, múmias, egípcios, dinossauros, etc. O(A) professor(a) poderá explicitar essas partes repetindo e fazendo o movimento correspondente.

Materiais Relacionados

Professor(a), acesse esses materiais para saber mais a respeito da proposta desse plano de aula:

1) Na primeira parte do artigo “O Modal Verb MAY”, o autor Denilso de Lima explica o uso desse verbo modal.

2) Nesse site popular da internet, a brincadeira “Mãe, eu posso?” é explicada passo a passo.

3) No vídeo How to Play Mother May I, a brincadeira é explicada com imagens de crianças simulando a atividade. O material está em inglês, mas as legendas em português podem ser ativadas.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – “May I?”

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