Conteúdos

– Música “ABC song”
– Alfabeto
– Transcrição fonética não oficial
– Soletração do próprio nome
– Organização alfabética dos nomes

Objetivos

– Promover um primeiro contato amistoso
– Elaborar forma alternativa para a apresentação dos alunos ao professor
– Desenvolver a habilidade de soletração para uso ao longo das aulas

Série/Ano:
Do 2º ao 5º ano do ensino fundamental I (primeiro ciclo)
O ideal é que todos os alunos do primeiro ciclo saibam reconhecer e reproduzir os sons do alfabeto em inglês. No entanto, por ser comum o seu desconhecimento, vale retomar essa atividade em qualquer série do ensino fundamental e até do ensino médio, a única condição é que os estudantes estejam alfabetizados em língua portuguesa.

Materiais:

– Qualquer aparelho eletrônico que reproduza som
– Giz e régua grande
Caso seja inviável conseguir esses materiais, os mesmos podem ser substituídos pelo que for acessível.

Previsão para aplicação:
1 aula (50 min/aula)

1ª Etapa: Introdução da atividade

Em sala de aula, o(a) professor(a) deverá iniciar a aula inaugural de inglês se apresentando. Seu nome deverá ser escrito em letra de fôrma maiúscula no centro da lousa/quadro. Em seguida, deverá soletrar seu próprio nome em inglês.

Nesse momento, é interessante que o(a) professor(a) fale sobre alguns pontos básicos da fonética do inglês como, por exemplo, as diferenças em relação ao português, a diferença entre grafia e fonema, etc.

O próximo passo será ilustrar essa questão escrevendo o alfabeto ao longo de toda a lousa/quadro, para que fique visível a todos os alunos, devagar e emitindo o som de cada letra em inglês. Assim, o aluno perceberá que apesar das letras serem as mesmas, os sons são diferentes.

Feito isso, o(a) professor(a) deverá revelar que quer saber o nome dos alunos, mas de uma forma diferente: os alunos irão soletrar seus nomes em inglês para que o(a) professor(a) possa escrevê-los na lousa/quadro, em um Spelling Game.

2ª Etapa: Ouvindo a música e cantando

Pelo fato de existir certa dificuldade de se memorizar o som de 26 letras do alfabeto em outra língua (no curto espaço de 50 minutos), sugere-se que o(a) professor(a) lance mão da música, pelo fato de ser repetitiva e melódica, a fim de tornar mais fácil a fixação de cada som.

Nessa etapa, o(a) professor(a) irá convidar os alunos para cantarem a música do alfabeto em inglês, a “ABC song”. Assim que tocar a música, deverá facilitar o seu entendimento cantando em partes, para os alunos repetirem. A régua é utilizada agora: a cada som pronunciado, aponta-se a letra correspondente com a régua para que os alunos façam a relação entre a grafia e o som. Para ajudá-los em relação ao som, nesse primeiro momento, é aconselhável que o(a) professor(a) escreva, com uma cor de giz/canetão diferente, a forma como se diz cada letra, através da transcrição informal do som, como proposto na tabela do site Brasil Escola.

3ª Etapa: Soletrando

Assim que os alunos se sentirem confortáveis, deverão ser convidados ao Spelling Game. O jogo consiste em deixar o aluno apresentar seu nome a partir da soletração. Dessa forma, um a um deverá falar as letras que compõem seu nome, sem revelá-lo. A ordem dos alunos a brincar poderá ser aleatória. Caso o aluno cometa um equívoco, irá automaticamente perceber, uma vez que o(a) professor(a) deverá escrever aquilo que o aluno disser, sem corrigi-lo. Por exemplo, é comum o equívoco em relação às vogais: se uma aluna se chama Ingrid e disser /i/, o(a) professor(a) deverá escrever a letra correspondente a esse som: E. Assim, a aluna perceberá e se atentará para o fato da grafia não corresponder ao som comumente pronunciado em português. Os alunos, nessa etapa, poderão pedir ajuda aos colegas. O(A) professor(a) deverá repetir cada letra soletrada, a fim de enfatizar o som correspondente à letra.

4ª Etapa: Organizando alfabeticamente

Depois de todos os alunos terem tido a oportunidade de soletrar seus nomes, o(a) professor(a) poderá pedir ajuda aos alunos para que organizem os nomes alfabeticamente na lousa. Essa outra etapa da atividade reforçará os sons trabalhados durante a soletração.

Materiais Relacionados

Professor(a), acesse esses materiais para saber mais a respeito da proposta desse plano de aula:

1) Artigo de Patricia Piantino Vitiritti sobre a importância dos warm-ups em início de aula, “The importance of warming up students” (link em português) (Blog dos colégios, Jornal eletrônico Estadão, 2016).

2) Artigo de Janaína Pereira Mourão sobre a importância de se ensinar o alfabeto em inglês. “Alphabet!” (link em português).

3) Artigo “Como preparar atividades alinhadas à base para as aulas de inglês”, de Rita Trevisan sobre atividades alinhadas à nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), nas quais habilidades fonéticas e de pronúncia devem ser contextualizadas.

4) Artigo sobre fonética do inglês, de Denilso de Lima: “Fonética: os sons da língua inglesa”.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Spelling game como warm-up

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SELENIA ELMA JURUBEBA
1 ano atrás

Muito bom! Vou praticar com meus alunos!

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