Conteúdos
– Present perfect (ever; never)
– Jogo de tabuleiro
Objetivos
– Compreender um dos casos do Present perfect
– Desenvolver a habilidade oral através de um jogo de tabuleiro
– Despertar a espontaneidade da fala nos alunos
Série/Ano:
Do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
Materiais:
– Lousa;
– Giz ou canetão;
– Projetor;
– Cartolina ou papel cartão;
– Papel adesivo transparente;
– Dicionário bilíngue: português-inglês, inglês-português.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 minutos hora/aula).
1ª Etapa: Introdução da atividade
O(A) professor(a) deverá projetar ou desenhar a seguinte linha do tempo na parede/lousa:
Irá explicar que existe um jeito de falar sobre uma experiência específica em relação a todo o tempo que os alunos já viveram, desde o começo da existência deles até o dia de hoje: o ever. Então, o(a) professor(a) deverá apresentar a estrutura frasal da pergunta: “Have you ever…?”. Assim, dará o seguinte exemplo: “Have you ever studied English?”, e explicará: em toda sua vida, você já/alguma vez estudou inglês? É sobre esse tempo que esse caso do present perfect fala, de todo o tempo de sua vida até o exato momento da nossa fala.
2ª Etapa: Desvendando o significado da estrutura
O(A) professor(a) deverá projetar ou apresentar impresso em papel a seguinte imagem na parede/lousa:
A imagem traz fotos de coisas e situações curiosas, que irão despertar nos alunos certo estranhamento. Assim, o(a) professor(a) deverá ler as perguntas uma a uma. Com gestos e encenações, deverá responder, de acordo com sua vivência, “Yes, I have…” ou “No, I have never…” . Agora deverá escolher alguns alunos para fazer as mesmas perguntas, indicando na lousa a estrutura frasal que deverá usar em caso de resposta afirmativa ou negativa.
3ª Etapa: Jogando “Have you ever...?”
Nessa etapa os alunos irão exercitar a oralidade dessa estrutura gramatical através de um jogo: deverão sentar em grupos de quatro pessoas com o tabuleiro do jogo em mãos, um dado e quatro pinos. Abaixo, um modelo de tabuleiro deverá ser projetado (ou apresentado impresso em papel) para que o(a) professor(a) explique as regras – o(a) professor(a) poderá modificar o tabuleiro de acordo com o vocabulário que achar mais adequado). As regras do jogo são simples: define-se a ordem dos jogadores no dado (quem tirar o maior número fica em primeiro lugar, seguido dos outros). Assim, todos colocarão os pinos na palavra START e o primeiro que rolar os dados colocará seu pino no espaço correspondente ao número, seguindo a indicação das setas. Ele deverá responder à pergunta do tabuleiro. As respostas deverão ser sempre completas, por exemplo: “No, I have never been on a cruise” ou “Yes, I have eaten caviar”. Nos espaços com os dizeres “Lose your turn” o aluno perderá a vez, e no “2 spaces back” ele deverá voltar dois espaços. Ganha o jogo quem conseguir chegar na palavra FINISH primeiro.
Materiais Relacionados
Professor(a), acesse esses materiais para saber mais a respeito da proposta desse plano de aula:
1) Nesse artigo, o autor Danilo D. Costa fala sobre os usos da estrutura “Have you ever…?”. Acesso em: 20 de abril de 2019.
2) No artigo “O lúdico como facilitador do ensino e da aprendizagem da língua inglesa”, o autor Salatiel da C. L. Carneiro fala sobre a importância do lúdico nos anos do ensino fundamental. Acesso em: 20 de abril de 2019.
Arquivos anexados
- Plano de aula – “Have you ever…?”: desenvolvendo a habilidade oral de forma lúdica
- Tabuleiro do jogo “Have you ever…?”