Etnocentrismo é o termo usado nas ciências sociais para um sujeito ou coletivo que coloca a sua cultura como a referência de “correto” e as demais, inferiores a ela.

“É quando um grupo social ou étnico julga, avalia e percebe os outros a partir de seus próprios valores. Cria-se uma relação que é assimétrica, hierarquizada e preconceituosa”, resume o doutor em sociologia e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Ufrrj) Euler David de Siqueira.

“Ao decretar essa ‘inferioridade’, estabelece-se que o outro indivíduo e grupo devem reproduzir ou repetir as mesas atitudes e valores presentes na cultura-referência”, explica Valter Roberto Silvério, doutor em ciências sociais e professor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Leia também: Por que se pode afirmar que existe racismo estrutural no Brasil?

Os exemplos de etnocentrismo são diversos. “Como quando um município se diz melhor que seu vizinho ou uma religião trata as outras como mentiras e inferiores”, relata Siqueira.

“Outro exemplo recente foi o tratamento hostil dado pelo governo brasileiro à China, tradicional parceiro comercial, durante a pandemia da covid-19”, acrescenta.

Diversidade da origem

Silvério conta que o conceito de etnocentrismo surgiu nas universidades em um contexto pós-Segunda Guerra Mundial, momento em que o mundo vivia o ciclo de independência das colônias africanas, percebia os resultados do massacre do povo judeu no Holocausto e quando o racismo passava a ser entendido como ideologia.

“A narrativa de superioridade de um povo sobre o outro foi construída durante o colonialismo inglês, francês e português sobre os povos africanos, asiáticos e americanos. Tal dominação colonial europeia, porém, estava em declínio nesse momento”, relata.

No mesmo período, ocorreu a fundação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, 1945).

“Sua agenda era criar um novo padrão educacional e uma forma de perceber as culturas e suas diferenças. O eurocentrismo, ou seja, a história dos povos construídas pelo olhar europeu, foi questionado. Africanos e asiáticos reivindicaram o direito de contar suas histórias a partir de seus próprios pontos de vistas”, contextualiza Silvério.

Relação com racismo

De acordo com Siqueira, “apesar de dizer que valoriza a multiculturalidade, o Ocidente é bastante etnocêntrico. As outras culturas são aceitas desde que permaneçam no lugar reservado a elas, que não é o de protagonista.”

O mesmo princípio também é visto no Brasil. “Vende-se um discurso internacional de que valorizamos povos negros e indígenas da nossa matriz. Mas, na prática, a elite brasileira pensa que é europeia e não quer ser confundida com populações que considera inferiores”, analisa Silvério.

Confira: Racismo é uma das causas da intolerância religiosa no Brasil

Isso aponta para outro problema: a relação íntima do etnocentrismo com o racismo e a xenofobia.

“A categoria do etnocentrismo, no meu entendimento, engloba, toca e faz arestas com as outras duas. Ao final, constrói no imaginário relações desiguais”, aponta Siqueira.

Silvério também analisa o contexto desses preconceitos no Brasil.

“Uma marca é o desprezo pela diferença cultural, traduzido no tratamento ao corpo não-branco. Como se apenas o europeu branco fosse detentor de humanidade e passível de direitos. Isso faz com que todo mundo queira ser branco no Brasil”, assinala.

Siqueira complementa: “No caso do imigrante, ele é alvo de hostilidade por ser considerado uma ameaça à identidade ou cultura ‘original’ da nação.”

Alterando o imaginário

Combater o etnocentrismo exige decolonizar o olhar, como explica Silvério. “É necessário romper com a ideia de superioridade entre norte e sul, brancos e negros, europeus e latinos.”

Ele também recomenda questionar constantemente o que está no imaginário sobre outros grupos étnicos e sociais.

“Você pode se perguntar: quando vejo um imigrante boliviano ou haitiano na rua, quais informações esse olhar me traz? Eu enxergo todas as populações da mesma forma?”, ensina.

Siqueira lembra da necessidade de educação e políticas públicas que fomentem a diversidade cultural. “Para essa ser vista como um bem, não um mal a ser eliminado. Para que se aprenda a conviver e reconhecer que todas as diferenças merecem dignidade e respeito.”

Dimensões psicanalíticas e socioemocionais também são necessárias para mudar o imaginário. A comunicação não-violenta, por exemplo, ensina a não usar nossos valores ou cultura como referência de “correto” em uma conversa.

“A relação individual e psicológica é também social. A nossa subjetividade foi construída a partir de elementos externos”, pontua Siqueira.

Já para quem deseja se aprofundar no debate, Silvério lembra que os estudos etnocentrismos evoluíram, nas décadas seguintes, para neocoloniais e decoloniais.

“Apesar das colônias terem sido libertas, elas continuaram fieis às culturas e ao padrão de vida das metrópoles, provocando opressões. Tais estudos vão tratar disso”, finaliza.

Veja mais:

Pandemia de covid-19 intensificou preconceito contra descendentes de asiáticos amarelos

Preconceito ainda é principal desafio de juventude indígena que vive na cidade

Inclusão social de ciganos exige mapeamento da população e combate ao preconceito

Talvez Você Também Goste

Conheça 15 direitos do jovem aprendiz

Lei federal garante carteira de trabalho assinada, jornada reduzida, férias e 13º salário

“Salão solidário” oferece serviços estéticos a pessoas em situação de vulnerabilidade

Objetivo de cabeleireiros e manicures do projeto é atuar como agentes de transformação social

Pessoas LGBTQIAP+ vítimas de preconceito podem desenvolver alcoolismo

Segundo especialistas, estresse causado pela discriminação é gatilho para o consumo excessivo de bebidas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.