Em junho é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+, mas as três últimas letras da sigla ainda são desconhecidas de um grande público. Para trazer mais visibilidade para esses grupos, esta série de reportagens tem foco nas letras Q, I e A, que representam as pessoas queer, intersexo e assexuais, respectivamente.
Além de tirar dúvidas sobre essas orientações e identidades, as matérias trazem pessoas que se identificam com as letras da sigla e podem dividir suas vivências e seu ponto de vista sobre a comunidade. Confira a seguir as reportagens do especial!
Queer: 10 perguntas ajudam a esclarecer a letra Q
Queer é um termo complexo e que ainda gera dúvidas. Isso porque remete a três assuntos que se inter-relacionam: a origem da palavra; seu uso nos estudos acadêmicos sobre relações de gênero (Teoria Queer) e, mais recentemente, para nomear uma identidade (ser queer). A reportagem traz um histórico do termo e desfaz mitos sobre a identidade. Leia a matéria completa.
Intersexo: depoimentos e nove perguntas esclarecem a letra I
A pessoa intersexo nasce com características físicas, genéticas ou hormonais que não se enquadram nas definições biológicas típicas de masculino (cromossomo XY) ou feminino (cromossomo XX). A reportagem aborda questões biológicas e sociais, como a dificuldade de registro civil e a imposição de gênero no nascimento. Continue lendo.
Assexual: 15 perguntas ajudam a esclarecer a letra A
A assexualidade se refere a pessoas que não sentem atração sexual, sentem com menos intensidade ou de forma condicionada — apenas quando há um forte vínculo emocional, por exemplo. Para entender melhor esse espectro, a reportagem ouve pessoas assexuais e esclarece termos como demissexual e arromântico. Leia o texto completo.
O especial continua nas nossas redes sociais, com mais conteúdos sobre a semana do Orgulho LGBTQIA+. Siga o Instituto Claro no Instagram e no Twitter e confira!
Veja mais:
Faltam políticas públicas para garantir saúde a idosos LGBTI+