Mais uma turma do projeto Dupla Escola, no Colégio Estadual Hebe Camargo, completou o ensino médio profissionalizante. Depois de vacinados, os 122 alunos que enfrentaram o final de ciclo durante a pandemia puderam fazer uma comemoração presencial de formatura, na última segunda-feira (20/12). O evento aconteceu na Arena Carioca Abelardo Barbosa, em Pedra de Guaratiba (RJ). Estiveram presentes na celebração o diretor da escola, William Oliveira, professores, funcionários, e os familiares dos alunos.
As turmas de 2020 e 2021 enfrentaram muitos desafios com o ensino remoto na pandemia, mas a união e a criatividade da equipe da escola os ajudaram a superar as dificuldades.
Desde 2014, o programa Dupla Escola é uma parceria do Instituto Claro e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro para oferecer ensino médio integrado ao curso técnico-profissionalizante em telecomunicações. Vários dos alunos formados se inserem nesse mercado após o ensino médio e alguns são contratados pela própria Claro.
Novos caminhos na Claro
Ex-alunos do Dupla Escola foram contratados pelo coordenador da área de Cop Rede da Claro, Eduardo de Aguiar Pinto , nos últimos cinco anos. “Eles têm muita facilidade de aprendizado e um perfil de trabalho muito bom”, avalia ele, que participou da contratação de 26 colaboradores que participaram do programa.
Gerente de RF e Infraestrutura das estações terrenas de Guaratiba e Tanguá, Marcos Garcia de Alcantara concorda. Ele contratou dois ex-alunos do programa durante a pandemia. Alcantara acredita que os alunos saem da formação com uma base para se aprofundarem em qualquer área de telecomunicações. Para ele, o perfil dos ex-alunos é de muita energia e vontade de crescer. “Pela juventude deles, a afobação de aprender é muito grande”, avalia.
O coordenador de Cop Rede conta sobre suas primeiras entrevistas com ex-alunos do Dupla Escola. “Eu precisava de alguém com experiência e a busca externa não estava dando certo. Foi quando me sugeriram falar com ex-alunos do programa. Após a primeira entrevista, já fiz contato para conhecer a escola, porque aquela tinha sido a melhor entrevista que fiz pela Claro”, lembra. Ele destaca que, desde então, torce por novas contratações de alunos que tenham passado pelo programa.
Veja mais:
Dinâmicas online e simuladores ajudam a prevenir evasão no Dupla Escola durante pandemia