Nesta quarta-feira (21/02), seis alunos do 3º ano do Colégio Estadual Hebe Camargo, no Rio de Janeiro (RJ), visitaram os bastidores do Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul. Os estudantes fazem parte do Dupla Escola, formação técnica profissionalizante em telecomunicações integrada ao ensino médio oferecida pelo Instituto Claro em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações técnicas do evento, bem como toda a estrutura necessária para a realização do torneio, dialogando com o abordado em sala de aula.
Segundo a aluna Bianca Alves de Souza de Oliveira, conhecer os bastidores foi uma chance de entender na prática as necessidades técnicas do evento. “Eu achei muito interessante porque eu não sabia tudo que estava envolvido para uma partida de tênis acontecer, tanto a parte do áudio, de vídeo, a distribuição de cabos de internet e de rede por toda a arquibancada. Todo esse espaço é muito interessante”, conta.
A turma também visitou o stand da Claro, assistiu a uma partida e teve acesso à sala de transmissão para a TV. Os alunos conversaram com a equipe técnica responsável e viram de perto a estrutura necessária para que o evento chegue à casa das pessoas.
Assim como Oliveira, o aluno Daniel Tavares Neves também se impressionou com a complexidade dos equipamentos montados nos bastidores. “A gente viu várias instalações de cabos. Em questão de programação, a gente viu como é transmitido [o torneio]. A gente conseguiu ver vários tipos de instalações por trás da TV. Isso é incrível, não vou esquecer”, diz Neves.
O Instituto Claro já levou alunos do Dupla Escola a conhecerem o Rio Open em 2018, 2019 e 2023. Entre os anos de 2020 e 2022, as visitas não foram realizadas devido à pandemia de covid-19.
Montado no Jockey Club Brasileiro, na capital carioca, o campeonato de tênis faz parte do grupo de 13 torneios da Associação de Tênis Profissional, denominados ATP 500, e conta com nove quadras de saibro, a principal delas com capacidade para 6,2 mil pessoas.
Veja mais